Potencial perdido ou clássico cult? ‘Tokyo Scramble’ no Switch 2

Lembram do Nintendo Direct Partner Showcase que rolou no início deste mês? Um dos jogos que mais surpreendeu foi o Tokyo Scramble, uma mistura de stealth e horror, onde você precisa escapar de criaturas parecidas com dinossauros. E o melhor é que você pode jogar sozinho ou com a ajuda de amigos através do GameChat e GameShare. A data de lançamento também pegou a todos de surpresa: 11 de fevereiro de 2026, menos de uma semana após a apresentação. Bem legal, né? E o jogo foi desenvolvido por uma das equipes que trabalhou em Ender Lilies e Ender Magnolia. Promissor, certo?

Infelizmente, parece que a recepção não foi das melhores. Apenas uma semana após o lançamento, as opiniões sobre o jogo estão bem divididas. Não conseguimos testar o jogo ainda, mas as análises e discussões na internet mostram opiniões que vão de “uma experiência interessante” a “brega” e “muito bagunçado”. No Metacritic, apenas três críticas foram registradas, todas com notas de 5 ou menos. Já no OpenCritic, a média está em 37, com base em 11 análises. O grande anúncio de Tokyo Scramble não parece ter gerado o impacto esperado.

Para ter uma ideia, o Spencer Legacy, do site Monster Vine, comentou sobre a mecânica de stealth do jogo: “Os elementos de furtividade que são o cerne de Tokyo Scramble são mais irritantes do que envolventes, especialmente porque você morre com um único golpe.” Problemas técnicos e um roteiro fraco atrapalham o que poderia ser um jogo com “ideias interessantes”, resultando em uma nota de 2/5. Azario Lopez, do Noisy Pixel, também vê potencial, mas menciona que o jogo exagera nos “momentos bregas”. Ele conclui que, embora a ambição de tentar algo novo seja louvável, isso por si só não sustenta um jogo, dando uma nota de 4/10.

Nem tudo é negativo, claro. O Fernando Lorde, do site brasileiro Nintendo Blast, deu uma nota 7/10, elogiando a ambição do jogo, mas reconhecendo que “parece um caldeirão de ideias e mecânicas perdidas em um sonho febril de adolescência sobre relacionamentos e monstros subterrâneos.” Fora as críticas e algumas discussões em redes sociais, o burburinho em torno do jogo é bem discreto. A maioria parece concordar que Tokyo Scramble é uma tentativa que não deu muito certo. Mas se você curte experiências ambiciosas e meio bregas, pode ser que encontre algo que te agrade.

Estamos aqui só repassando o que foi dito, mas adoraríamos saber a opinião de vocês que jogaram ou estão pensando em jogar! Será que Tokyo Scramble é uma joia mal compreendida? Ou a breguice e os problemas de jogabilidade te afastaram? Compartilhe suas impressões nos comentários e participe das nossas enquetes.