Aniversário: Como você jogou pela primeira vez Zelda?
No ano passado, muita gente ficou surpresa ao descobrir que o Mario e o NES fizeram 40 anos. E adivinha? Agora é a vez do Link! Isso mesmo, hoje celebramos os 40 anos de The Legend of Zelda (pelo menos no Japão). No dia 21 de fevereiro de 1986, a Nintendo apresentou ao mundo o incrível reino de Hyrule, recheado de princesas lendárias, triângulos mágicos, vilões com aparência de porcos e um garotinho de gorro verde. Foi a primeira vez que ouvimos a famosa trilha sonora de Koji Kondo, que teve que substituir a composição “Boléro”, de Maurice Ravel, na última hora. Ah, e quem não se lembra da famosa frase “It’s dangerous to go alone! Take this”? Sem esse jogo, muitos dos nossos favoritos simplesmente não existiriam. Então, é claro que essa data merece uma comemoração.
A história de Zelda é bem conhecida, com Shigeru Miyamoto se inspirando nas aventuras que vivia explorando as florestas e cavernas perto de sua casa na infância. E ele conseguiu transmitir isso de forma incrível! Enquanto Super Mario Bros., lançado no ano anterior, focava em um movimento linear de esquerda para direita — algo que lembrava muito as experiências rápidas de arcade — Zelda trouxe uma proposta completamente diferente. Com o lançamento do Famicom Disk System (que também faz 40 anos), o jogo ofereceu um mundo aberto, cheio de itens escondidos em masmorras, sem muitas indicações de onde ir a seguir. Essa liberdade foi uma verdadeira revolução!
A narrativa é um pouco mais familiar, inspirada em contos de fadas clássicos e em mundos de alta fantasia, como os de Tolkien. A história de um garotinho, que parece um elfo, em busca de pedras mágicas para derrotar um príncipe ganancioso e resgatar a princesa, é atemporal. É uma trama simples, mas que cativa. E, convenhamos, Tolkien já fez algo com uma “segunda missão” para quem terminasse a primeira?
Hoje, mesmo após quatro décadas, a magia do primeiro Zelda ainda é palpável. Não vamos dizer que ele tem a mesma sensação de mundo aberto que Breath of the Wild ou Elden Ring, mas, ao jogar esses títulos mais modernos, dá para perceber a influência da Nintendo em cada detalhe. E, felizmente, sempre foi fácil acessar o jogo original ao longo dos anos, seja por meio de remasterizações no GBA ou GameCube, pelo Virtual Console, Nintendo Switch Online, ou até mesmo edições especiais do Game & Watch. Para muitos, qualquer um desses formatos foi a porta de entrada para o mundo de The Legend of Zelda.
Então, enquanto inflamos nossos balões de “4” e “0”, penduramos faixas e soltamos um “HYYYYAAA” em celebração, queremos saber: qual foi a sua primeira experiência com Zelda? Listamos todos os consoles em que o jogo foi lançado para você votar. Vamos descobrir onde tudo começou para cada um de nós!
