Takashi Tezuka, lenda da Nintendo, anuncia aposentadoria em junho

Hoje, temos uma notícia importante sobre a Nintendo. Na última sessão de perguntas e respostas com os acionistas, Takashi Tezuka, um dos grandes nomes da empresa, confirmou que continuará na Nintendo como Produtor de Produção, mesmo após se aposentar do cargo de Executivo. Para quem não sabe, Tezuka tem uma trajetória incrível de 42 anos na empresa e fez parte da criação de clássicos como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda.

Ele compartilhou um pouco sobre seus sentimentos ao olhar para trás. Para ele, esse tempo foi repleto de alegria. No início, a equipe criava brinquedos artesanais que não eram encontrados nas lojas. Com o tempo, tudo cresceu e se tornou uma grande produção, mas a essência de criar em conjunto e levar alegria às pessoas ao redor do mundo sempre esteve presente.

Takashi ainda ressaltou as novas tecnologias que surgiram ao longo dos anos, como a visão estereoscópica e os controles de movimento, que foram experiências divertidas para um engenheiro. Ele se sente realizado por ter feito parte dessa jornada na Nintendo.

A aposentadoria de Tezuka será efetiva a partir de 26 de junho de 2026. Além dele, outros nomes de peso também deixarão suas funções, como Takuya Yoshimura, Katsuhiro Umeyama e Keiko Akashi. E, para os fãs de novidades, foi anunciado que Yutaka Takenaga, atual diretor do Departamento de Auditoria, deve assumir um novo cargo, junto com Chika Saka, que foi escolhida como Diretora Externa.

Ainda não está totalmente claro se isso significa que Tezuka sairá da Nintendo de vez, mas tudo indica que sim. A comunidade está ansiosa por mais detalhes. Por enquanto, fica a nossa gratidão a Tezuka-san por tudo que ele fez. E você, o que acha dessa aposentadoria?