Desenvolvedores de Persona 3 Reload falam sobre FeMC e Switch 2

Desde que a ideia de um port de Persona 3 Reload para o Nintendo Switch surgiu, a expectativa só aumentou, especialmente com a chegada do novo Switch 2. Joguei por um mês no Xbox e, durante esse tempo, sonhei em poder levar a aventura para qualquer lugar. Agora, com a versão para Switch 2 prestes a ser lançada, essa vontade de jogar em qualquer lugar se tornou ainda mais intensa.

Para quem já jogou Persona 4 e Persona 5 no Switch, sabe que essas versões são incríveis. Mas Persona 3 Portable tinha algumas limitações, como a falta de cenas animadas e um mundo 3D que se parecia mais com um ponto e clique em 2D. Agora, com Reload, temos a oportunidade de vivenciar a Dark Hour de uma maneira moderna e completa. E o melhor: a versão para Switch 2 chega logo, no dia 23 de outubro.

Originalmente, Persona 3 e sua versão FES se tornaram clássicos cult. Para quem jogou as edições do PS2 ou PSP, a expectativa é enorme. O jogo aborda temas pesados, como a luta de adolescentes contra demônios, e a forma como isso é tratado é impressionante. É um desafio reformular um jogo tão icônico, mas a equipe da P-Studio fez um trabalho excepcional.

Recentemente, conversei com Kazuhisa Wada, diretor da P-Studio, Yoshihiro Komori, que lidera a versão para Switch, e Azusa Shimada, artista de personagens de Reload. Queria entender como foi o trabalho de adaptar este título para o Switch 2 e como lidaram com a questão da protagonista feminina.

O que levou à escolha de Persona 3 Reload?

Kazuhisa Wada explicou que a decisão de lançar Persona 3 Reload no Switch 2 foi estratégica. A equipe queria que o jogo chegasse o mais rápido possível ao novo console, e a adaptação se mostrou a opção mais viável. Enquanto Persona 5 Royal já estava disponível no Switch, Reload foi visto como uma adição valiosa para a plataforma, especialmente por ser um título tão querido.

O processo de adaptação

Yoshihiro Komori compartilhou que o processo de portabilidade se dividiu em duas partes principais: “portar o engine” e “ajustar os componentes do jogo”. Apesar de ser a primeira vez que a equipe trabalhava com o Switch 2, a experiência foi mais tranquila do que o esperado, graças ao uso da Unreal Engine. O foco principal foi otimizar os gráficos, garantindo que o jogo tivesse uma boa performance tanto em modo TV quanto no modo portátil.

Como o jogo é longo, a equipe dedicou bastante tempo à garantia de qualidade. Além disso, eles precisaram testar o conteúdo adicional que será lançado junto com a versão para Switch 2, o que prolongou ainda mais o processo de verificação.

Gráficos e performance

Sobre o desempenho da demo que foi liberada, Komori comentou que estão trabalhando para corrigir alguns problemas de taxa de quadros. Eles esperam que essas melhorias cheguem a todos os jogadores após o lançamento, em futuras atualizações.

Uniformes e personagens

A nova aparência dos uniformes da S.E.E.S. foi pensada desde o início do desenvolvimento. Azusa Shimada explicou que a ideia era criar algo visualmente distinto e moderno, que representasse essa nova versão do jogo. A equipe buscou um design que refletisse a evolução do jogo, alinhando novos elementos temáticos.

A questão da protagonista feminina

Uma pergunta que muitos fãs têm é sobre a ausência da protagonista feminina em Reload. Wada explicou que, embora tenham discutido sobre isso, a inclusão dela se mostrou uma tarefa complexa e custosa, e a decisão foi dolorosa. Ele garantiu que a equipe está comprometida em explorar novas possibilidades em futuros projetos.

A expectativa do lançamento

Com o lançamento de Persona 3 Reload se aproximando, a empolgação é palpável. A equipe da P-Studio está animada para que novos jogadores experimentem a série pela primeira vez, especialmente os mais jovens que ainda não tiveram a oportunidade de mergulhar nesse universo.

A versão completa de Persona 3 Reload chega no dia 23 de outubro, e já há uma demo disponível na eShop. Os jogadores poderão carregar seus dados salvos para a versão final. É uma ótima chance para quem estava ansioso por essa adaptação para o Switch.