Pokémon Legends Z-A é a entrada mais sombria até agora
Recentemente, muito se tem falado sobre a falta de dublagem em Pokémon Legends: Z-A, e eu entendo o motivo. A Game Freak fez um bom trabalho com as cenas cortadas, mostrando personagens que se movem de forma bem realista, até mesmo nas expressões faciais e nos movimentos da boca. Mas, curiosamente, eles não falam. É estranho ver cenas tão bem construídas acontecendo em quase total silêncio. Mas, na verdade, isso não é o que mais me incomoda em Lumiose City.
Quando você passeia por um centro urbano movimentado durante o dia, uma coisa é certa: a maioria das pessoas está se deslocando. Seja correndo de uma loja para outra, caminhando lentamente em grupos e conversando ou até mesmo voltando para pegar algo que caiu, todo mundo está em movimento. É assim que as cidades são descritas como “cheias de vida”. Mas, em Lumiose City, é diferente. Ao andar por lá, você pode até achar que Medusa passou por ali, transformando quase todo mundo em pedra. As pessoas ficam paradas, e isso é bem esquisito.
É importante notar que essa falta de movimento não é uma novidade; os NPCs (personagens não jogáveis) sempre foram meio estáticos nos jogos de Pokémon. Mas em Z-A, isso parece mais evidente. Como Lumiose City é o único grande ambiente do jogo, qualquer coisa que tire a sensação de vida do lugar se destaca ainda mais. Nos jogos anteriores, as cidades eram apenas partes de um mundo maior, mas aqui, a cidade é o mundo.
E tem mais: a quantidade de NPCs é impressionante. Nunca vi uma variedade tão grande em um jogo de Pokémon, mas a maioria deles permanece parada, o que gera uma imagem bem estranha. Eles não estão apenas nas calçadas, mas também nas ruas, sentados tomando café (embora não estejam realmente bebendo) ou parados na grama, olhando em direções aleatórias. É como aquela cena do filme “Acontecimento”, onde todos congelam no meio da rua.
Enquanto muitos falam das construções de Z-A (que realmente deixam a desejar), a verdade é que, se o ambiente estivesse mais dinâmico, isso poderia amenizar muito. Lembrando dos primeiros jogos de GTA, que, embora rudimentares, tinham pedestres e veículos em movimento. Isso fazia uma grande diferença.
E não é apenas uma questão estética. Uma das mecânicas mais interessantes introduzidas em Z-A é a possibilidade de se aproximar de outros treinadores e atacar os Pokémon deles antes que tenham chance de reagir. Se eu consigo fazer isso, por que eles não conseguem me surpreender também? Isso tornaria a navegação nas Zonas de Batalha muito mais emocionante. Porém, parece que no mundo Pokémon, você é o herói e os outros são apenas figurantes.
Não estou completamente insatisfeito com Legends: Z-A. A estrutura de ter zonas específicas para capturar e batalhar é bem interessante, e a personalização de personagens está melhor do que nunca. Mas, sinceramente, cansa um pouco ver esses jogos tão sem vida. Os ambientes deveriam transmitir uma sensação de entusiasmo e positividade, mas eu acabo sentindo que estou no meio de um filme de terror.
Talvez eu esteja sendo exigente, influenciado por jogos como Cyberpunk 2077 e Hitman: World of Assassination. Ou talvez a Game Freak precise dar uma sacudida e fazer seus mundos parecerem mais vivos. Não é pedir demais, certo?
