Naoki Hamaguchi fala sobre a trilogia do FFVII no Switch 2

A poucos meses após seu lançamento, o Switch 2 já está se mostrando um console atraente para desenvolvedores de jogos de terceiros. Uma das grandes surpresas foi o anúncio de que o Final Fantasy VII Remake Intergrade será lançado em 22 de janeiro de 2026. E não para por aí: a sequência, chamada Rebirth, e um terceiro título ainda sem nome na trilogia também estão a caminho. Para entender melhor como esses jogos estão sendo adaptados para o Switch 2, conversamos com Naoki Hamaguchi, diretor da série.

Hamaguchi compartilhou como começou sua carreira em desenvolvimento de jogos, como o remake foi otimizado para o novo console da Nintendo e como a equipe se inspirou em um joguinho chamado Zelda: Breath of the Wild. Tivemos a chance de testar a demo do Remake no Switch 2, e é impressionante como os gráficos se aproximam da versão para PS5. Embora a taxa de quadros esteja limitada a 30fps, a jogabilidade parece mais fluida do que os números podem sugerir. Se o jogo completo mantiver esse padrão, podemos estar diante de um verdadeiro “milagre de portabilidade”, e até agora, é o jogo mais bonito do Switch 2.

A paixão por Final Fantasy

Naoki Hamaguchi se lembrou de como Final Fantasy VI o inspirou a entrar no mundo dos jogos. “Era algo incrível, com um elenco diversificado e histórias emocionantes. Eu queria fazer parte disso um dia.” Agora, liderando o desenvolvimento da trilogia do Final Fantasy VII Remake, ele reflete sobre a pressão que sente para atender às expectativas dos fãs, mas ressalta que essa ansiedade não o abala. “É gratificante ter tantas pessoas esperando pelo seu trabalho. A equipe é maravilhosa, e isso me dá força para criar.”

Ele falou sobre a importância de ter profissionais que participaram do jogo original na equipe, como Tetsuya Nomura e Yoshinori Kitase. Isso ajuda a manter a essência do que fez Final Fantasy VII tão especial. “Estamos todos juntos nessa missão de entregar algo que os fãs vão amar.”

O desafio da adaptação

Quando perguntamos sobre os desafios de adaptar o jogo para o Switch 2, Hamaguchi comentou que, embora o hardware tenha suas limitações, a equipe se esforçou para entregar uma experiência de alta qualidade em modo portátil. “A transição entre o modo TV e o modo portátil traz desafios em termos de vida útil da bateria e capacidade técnica, mas conseguimos otimizar tudo isso.”

Ele também explicou que o foco estava em manter a qualidade visual dos personagens, especialmente a iluminação, que é crucial para a expressão deles. “Queríamos que a experiência fosse o mais semelhante possível entre os modos, e isso exigiu muito trabalho da equipe de engenharia.”

Recomendações para novos jogadores

Sobre se novos jogadores devem começar pelo original ou pelo Remake, a resposta de Hamaguchi foi diplomática. Ele acredita que ambos os jogos oferecem experiências válidas e que o Remake é acessível tanto para quem conhece a história quanto para quem está chegando agora. “Se puder, jogue o Remake primeiro. A apresentação é incrível e é uma ótima forma de vivenciar a história.”

Facilitando a experiência

A discussão sobre a inclusão de opções de progressão facilitada também foi interessante. Hamaguchi explicou que a ideia é tornar a trilogia mais acessível, especialmente para aqueles que têm pouco tempo para jogar. “Eu mesmo gostaria de ter essas opções quando jogo. Não quero passar horas só para derrotar um inimigo difícil. Isso pode ajudar os jogadores a explorar mais do jogo.”

Ele destacou que essas opções são uma escolha, e não uma obrigação. “Queremos oferecer alternativas para quem procura uma experiência mais leve, mas não vamos equilibrar o jogo baseado nelas.”

Olhos no futuro

Quando questionado sobre seus planos após concluir a trilogia, Hamaguchi revelou que está ansioso para trabalhar em novos projetos. “Estou muito focado no terceiro jogo, mas também sou responsável por outros projetos na Creative Studio One. Estou animado para ver o que minha equipe pode criar a seguir.”

Ele também falou sobre a possibilidade de remakes de outros jogos da série Final Fantasy, mas deixou claro que prefere não ser o responsável por isso. “Acho que seria legal ver novas vozes e ideias surgindo em projetos futuros.”

Por fim, Hamaguchi expressou sua gratidão pelo apoio dos fãs e pelo carinho que ele mesmo sente pela série. “É incrível ver o quanto as pessoas estão empolgadas com o que estamos criando. Espero que todos tenham a chance de jogar o Remake e se juntar a nós nessa jornada.”

O Final Fantasy VII Remake Intergrade chegará ao Switch 2 em 22 de janeiro de 2026, e a expectativa só aumenta!