Um ano depois, atualizações do ‘Pokémon TCG Pocket’ têm armadilhas

Há cerca de um ano, escrevi sobre o Pokémon Trading Card Game Pocket e dei uma nota 7/10, principalmente porque a emoção de colecionar os Pokémon das primeiras cartas era contagiante. Embora o jogo tenha suas falhas, como a monetização exagerada e batalhas que carecem de estratégia, ele me proporcionou uma diversão gratuita, me conectando com amigos que também estavam nessa. Desde então, continuei jogando e consegui coletar todas as cartas de um a quatro diamantes de cada um dos 11 conjuntos, além de ter alcançado a classificação Master Ball em todas as temporadas ranqueadas. Porém, minha opinião sobre o TCG Pocket tem mudado bastante, como um Magikarp indeciso entre a água e a terra. Cada aspecto positivo que encontro vem acompanhado de um negativo.

Nos últimos meses, cada nova funcionalidade ou atualização trazida pela desenvolvedora DeNA para melhorar a experiência de coletar e batalhar também se acompanhou de tentativas de tirar mais dinheiro do jogador. Um exemplo disso foi a introdução das trocas. O jogo começou sem essa opção — o que é curioso, dado o nome — e, quando finalmente foi liberada, trouxe uma nova moeda e regras muito restritivas. Isso fez com que muitos jogadores se sentissem pressionados a gastar mais dinheiro, já que não era possível trocar cartas da coleção atual ou cartas de dois estrelas ou mais. Se você queria um Dragonite EX com borda arco-íris, melhor se preparar para abrir a carteira, porque o sistema de Pacote de Pontos não ia te ajudar a menos que você gastasse algumas centenas de reais.

Depois de muitas reclamações, DeNA fez algumas correções e agora promete permitir trocas de cartas de duas estrelas. Além disso, a possibilidade de presentear cartas de raridade diamante também está a caminho. Essas mudanças devem tornar o TCG Pocket mais amigável para os jogadores, mas, do meu ponto de vista, isso pode ter chegado tarde demais. Muitas pessoas que conheço desistiram do jogo por causa da pressão de acompanhar o ritmo acelerado de novas cartas. Apesar das melhorias nas trocas, não estou tão otimista quanto ao futuro da coleção.

A mais recente adição — o Pacote Deluxe EX — gerou uma mistura de felicidade e frustração entre os jogadores. Embora não tenha cartas novas, cada pacote garante uma carta EX, o que é ótimo para quem perdeu cartas importantes. No entanto, com 353 cartas no total, isso deixa as cartas anteriores praticamente irrelevantes para quem já está em dia com a coleção. Isso significa que, se você está atrás de algumas EX para completar seu baralho, o Pacote Deluxe não vai te ajudar.

Ainda assim, eu tenho visto um aumento na profundidade estratégica nas batalhas online. Pode ser que muitos não concordem, mas, como alguém que jogou TCGs online desde o lançamento de Hearthstone, aprecio os desafios que as partidas proporcionam. A DeNA tem feito um bom trabalho em abordar questões do sistema de batalha, como a introdução de Pokémon Bebês que equilibram a desvantagem de jogar primeiro. Porém, estamos em um momento dominado por Suicune EX e Greninja, e a falta de reequilíbrio nas cartas mais antigas faz com que esses Pokémon sejam onipresentes nas partidas.

Entre os amigos que ainda jogam, sou o único que sobe na classificação toda temporada. A maioria apenas entra para abrir seus pacotes diários e depois sai. Cada mudança positiva trazida pela DeNA parece vir acompanhada de uma negativa. O conjunto temático de Mega Evoluções trouxe três pacotes para abrir em vez de um ou dois, dificultando a coleta. Mas a possibilidade de trocar imediatamente as cartas desse conjunto torna mais fácil conseguir os cards necessários para subir de nível.

Se as novas funcionalidades de troca realmente melhorarem a experiência do jogador, eu poderia ver um futuro mais divertido para o TCG Pocket. Após um ano de atualizações, minha nota continuaria a ser 7/10, mas por motivos diferentes. As batalhas estão mais estratégicas, mas a coleta pode ser opressora, especialmente para quem joga de forma gratuita. Com as mudanças que estão por vir, talvez o TCG Pocket deixe de ser um Magikarp desajeitado e se transforme em um Gyarados poderoso, como era no início.