Diretor de Final Fantasy VII Rebirth comenta sobre tinta amarela

Recentemente, o mundo dos games voltou a discutir um tema que sempre gera polêmica: o uso da famosa “tinta amarela”. Esse recurso aparece com frequência em jogos populares e, segundo Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Rebirth, é uma ferramenta que pode ser vista como necessária, mesmo que alguns jogadores não achem muito agradável.

Em uma conversa com o site Games Radar+, Hamaguchi admitiu que a tinta amarela, que ajuda a guiar os jogadores, pode incomodar, mas é essencial em certos momentos. Ele comentou que, dentro de um jogo, há situações em que esse tipo de recurso é realmente útil. Para ele, isso ajuda o jogador a entender para onde deve ir e quais interações estão disponíveis no ambiente.

O diretor também mencionou que muitos desenvolvedores experimentam diferentes abordagens para encontrar a melhor forma de guiar os jogadores. Ele acredita que, embora a tinta amarela tenha sua utilidade, a maneira como é aplicada pode variar bastante e, às vezes, não ser a mais adequada. “É um debate em aberto sobre como devemos fazer isso e em que nível. Algumas pessoas vão achar que não faz sentido, e tudo bem”, disse ele.

Hamaguchi baseia suas opiniões na experiência que acumulou ao longo dos anos na indústria de games. Durante testes de jogabilidade, ficou claro que a ausência de indicadores visuais pode deixar muitos jogadores confusos. Para ele, mesmo que a solução atual não seja a mais elegante, é preferível a ver pessoas frustradas, perdidas e sem saber o que fazer.

Atualmente, Hamaguchi está focado nos últimos detalhes do remake de Final Fantasy VII, que promete melhorias no combate e mudanças na jogabilidade. Agora, só nos resta aguardar para ver se isso vai resultar em uma nova abordagem para a tinta amarela e se o jogo vai adotar indicadores de forma mais sutil e refinada.