Pillars of Eternity completa 10 anos e ganha combates por turnos

Pillars of Eternity, lançado em março de 2015, marca um período interessante na trajetória da Obsidian Entertainment, que na época era um estúdio independente. Para financiar o desenvolvimento do jogo, a equipe lançou uma campanha no Kickstarter, que foi um grande sucesso. Agora, após mais de dez anos, a Obsidian finalmente está prestes a introduzir um recurso muito aguardado pelos fãs: o modo de combate por turnos.

A novidade chega para os jogadores do Steam e Xbox a partir da próxima quarta-feira, dia 5. Quem quiser experimentar essa nova forma de batalha poderá participar de um Beta que promete trazer uma dinâmica diferente para o jogo. A ideia é que esse novo sistema seja similar ao que já vimos em Pillars of Eternity 2: Deadfire, onde a ordem de ação dos personagens é determinada pela velocidade deles. E mais, a letalidade dos confrontos também foi elevada, o que deve deixar os encontros ainda mais emocionantes.

Com a implementação do modo de combate por turnos, o jogo passará por algumas mudanças importantes. A Obsidian informou que ações como trocar de arma, beber poções ou ativar habilidades especiais serão consideradas “ações livres”. Isso significa que, ao fazer uma dessas ações, seu personagem não vai perder o turno e ainda poderá atacar normalmente. Vale lembrar, porém, que esse tipo de ação só pode ser realizado uma vez por turno, então é bom planejar bem!

Os jogadores terão a opção de começar uma nova aventura com o modo de combate por turnos ativado, mas também poderão retornar ao sistema de combate original a qualquer momento. A Obsidian deixou claro que, como se trata de um Beta público, é normal encontrar alguns bugs e que ajustes serão feitos conforme o feedback dos jogadores chegar. Eles estão abertos a sugestões para melhorar a experiência de todos.

Josh Sawyer, diretor do jogo, comentou que a possibilidade de um terceiro capítulo da série depende de recursos semelhantes aos que a Larian Studios dedicou a Baldur’s Gate 3. Enquanto isso, parte do universo de Pillars of Eternity pode ser explorada em Avowed, que foi lançado recentemente.

Então, se você é fã de RPGs e já jogou Pillars of Eternity, essa é a sua chance de experimentar algo novo e contribuir com suas impressões.