Shigeru Miyamoto fala sobre saúde e afastamento do desenvolvimento

Shigeru Miyamoto, o criador lendário de Mario, tem dado uma pausa na sua rotina de desenvolvimento de jogos. A última vez que ele atuou como diretor foi em Super Mario Run, e após sua experiência como produtor geral em Pikmin 4, ele tem se afastado um pouco do mundo dos games, focando mais em projetos cinematográficos. Em uma entrevista recente à revista Casa Brutus, Miyamoto deixou algumas pistas sobre essa nova fase da sua carreira.

Ele comentou que, atualmente, outros desenvolvedores estão à frente dos novos títulos de Mario, mas ele ainda gosta de jogar as novidades e dar feedback sobre a interface. “Hoje em dia, tenho uma equipe que ajuda a manter o mundo de Mario, então confio bastante neles. Mas, mesmo assim, sempre jogo os primeiros 30 minutos dos novos jogos e analiso a interface a fundo — para garantir que a essência de Mario esteja presente”, disse ele.

Com um toque de humor, Miyamoto insinuou que, talvez no futuro, ele não se preocupe mais com isso e deixe tudo nas mãos dos colegas. Ele ainda expressou o desejo de se manter saudável até o 50º aniversário de Mario, que ocorrerá em dez anos. “Até Super Mario Odyssey, sinto que fizemos quase tudo que podíamos no Switch. No passado, sempre lançávamos um novo jogo do Mario com o lançamento de um novo console, então me pergunto como a equipe atual vai lidar com esse desafio. Mas quem sabe eu não diga: ‘Não vou olhar mais!’ (risos) Espero apenas ficar saudável até o aniversário de 50 anos do Mario!”

A conversa também abordou o aguardado filme Super Mario Galaxy, que, segundo Miyamoto, está nas “fases finais de produção”. Ele parece animado com o projeto e acredita que “vai ser divertido”. Recentemente, uma prévia do filme, que inclui a introdução de Yoshi, vazou devido a uma listagem de produtos da empresa americana Pillsbury. O filme está programado para estrear em 3 de abril de 2026, e um trailer deve ser lançado ainda este mês, sendo exibido antes das sessões de Wicked: For Good.

É interessante ver como Miyamoto tem se adaptado ao longo dos anos e como ele enxerga o futuro da franquia. Será que ele realmente pensa em se afastar completamente? O que você acha das declarações dele?