Resident Evil Requiem quase teve controles de mouse, mas complicou o jogo

A Capcom está com tudo para promover o lançamento de Resident Evil Requiem no Switch 2, que chega às lojas no dia 27 de fevereiro de 2026. Entre as novidades, a empresa vai oferecer um controle Pro Edition exclusivo e uma figura amiibo da Grace Ashcroft. Em uma conversa com o site Press Start Australia, o produtor Masato Kumazawa compartilhou detalhes sobre o desenvolvimento do jogo e revelou que a equipe fez um grande esforço para implementar controles de mouse no Switch 2. No entanto, decidiram não seguir em frente com a ideia, pois perceberam que isso “confundia e complicava a jogabilidade”.

“Na verdade, tentamos muito implementar controles de mouse para o Nintendo Switch 2. Quando fizemos isso, acabou confundindo e complicando a jogabilidade, tornando tudo muito difícil. Por isso, vamos usar o controle por giroscópio”, explicou Kumazawa. Para quem gosta de opções, isso é uma boa notícia. Embora seja uma pena que os controles de mouse não tenham funcionado, nós adoramos a ideia do controle por giroscópio e com certeza vamos aproveitar essa funcionalidade no jogo final.

Os jogos Resident Evil 5 e Resident Evil 6 já tinham controles de giroscópio para o Switch, mas, curiosamente, a Capcom decidiu não incluir essa opção em Resident Evil 4. Kumazawa também mencionou que Requiem ainda mantém “elementos que restaram” de uma versão anterior, que foi pensada como um jogo multiplayer online há seis anos. Ele comentou que essa versão era divertida, mas “a parte de terror era bem leve”, então a decisão foi voltar ao formato de experiência solo – uma decisão acertada, sem dúvida.

Para acalmar os fãs que temem que a série Resident Evil esteja se afastando do horror após Resident Evil Village, Kumazawa afirmou que a equipe de desenvolvimento “queria focar no horror e que este fosse o principal aspecto” de Requiem. No entanto, ele também ressaltou que haverá um pouco de ação, pois acredita que “ao incluir a ação e garantir que o jogador não esteja pensando no terror, o próximo susto será muito mais eficaz do que sustos contínuos”.

Os fãs têm especulado por um tempo que o personagem Leon Kennedy, veterano da série, pode aparecer como um segundo personagem jogável em Requiem. A Capcom tem sido discreta sobre essa possibilidade, mas isso certamente adicionaria um peso extra ao fato de que os jogadores estarão revisitando Raccoon City e a estação policial R.P.D, que foi devastada.

E você, teria gostado de ver controles de mouse em Resident Evil Requiem, ou está feliz com o controle por giroscópio? E o que você acha das observações do Kumazawa sobre os elementos multiplayer que ainda restam?