Criador de Fallout comenta sobre falta de foco nos jogos atuais

Tim Cain, um dos criadores da famosa série Fallout, continua a deixar sua marca na indústria dos games. Atualmente, ele é um dos responsáveis pelo jogo The Outer Worlds, da Obsidian. Com uma bagagem rica em experiências, Cain compartilha sua percepção sobre a evolução dos jogos, observando que muitos títulos modernos parecem ter perdido o foco na hora de conquistar os jogadores.

Em seu canal no YouTube, ele conversou com fãs e destacou uma lição importante que os jogos atuais poderiam aprender com os clássicos. Segundo Cain, a indústria muitas vezes tenta agradar a todos, o que acaba resultando em produtos sem identidade. “Eles não sabem realmente o que querem ser”, afirmou. Ele observou que muitos jogos são desenvolvidos de forma coletiva, buscando a aprovação das editoras e tentando adivinhar o que a maior parte dos jogadores deseja, mas isso pode ser um tiro no pé.

Ao relembrar os jogos do passado, Cain enfatiza que eles não tinham esse problema. Na época em que ele começou a trabalhar com games, nos anos 1980, a indústria era bem diferente. Por exemplo, os desenvolvedores eram multifuncionais: além de programadores, eles também atuavam como artistas e designers de som. Essa realidade exigia um foco muito maior, pois, sem um propósito claro, muitos jogos simplesmente não chegavam a ser lançados.

Ele explica que, devido às limitações técnicas da época, era fundamental ser eficiente. “Ou você escrevia códigos eficientes, ou seu game não funcionava no console Atari”, comentou. Essa necessidade de foco e eficiência se refletia em jogos que, mesmo com recursos limitados, conseguiam entregar experiências divertidas e memoráveis.

Cain ainda ressaltou que, em muitos casos, a adição de mais sistemas e funcionalidades não torna um jogo mais divertido. “Você precisa ser simples e focado. O que você faz deve ser extremamente bem-executado”, disse ele. Ele comparou isso a um restaurante requintado, onde, mesmo com poucos ingredientes, a refeição é deliciosa. Essa simplicidade e atenção aos detalhes podem ser a chave para criar jogos que realmente prendem a atenção do público.

A indústria de games sempre foi um campo de inovação e criatividade, mas é interessante ver como as lições do passado ainda têm muito a ensinar. Com a experiência de Cain, fica claro que, às vezes, voltar ao básico pode ser o melhor caminho para criar experiências inesquecíveis.