experiência refinada: digital foundry analisa kirby air riders
Kirby Air Riders chegou há pouco mais de uma semana, e a galera do Digital Foundry já se jogou na análise técnica dessa nova aventura do nosso querido personagem rosa. Logo de cara, eles destacam que Air Riders acerta em cheio nos fundamentos: as corridas são super divertidas, com uma vibe de Smash Bros e pistas novinhas bem detalhadas.
Do ponto de vista técnico, a iluminação é um dos pontos fortes do jogo. Ele utiliza a tecnologia RTXGI da Nvidia para iluminar objetos dinâmicos, garantindo que os personagens fiquem com um visual bem suave. É verdade que isso significa abrir mão do ray tracing em favor de mapas de luz mais simples, mas o desempenho geral do jogo acaba ganhando com isso. As pequenas nuances gráficas podem não ser as melhores que você já viu, mas, como o Digital Foundry menciona, Air Riders não é um jogo para ficar parando e analisando cada detalhe.
O jogo roda em um novo motor chamado ‘SOL-AVES’. Embora a equipe do DF acredite que veremos usos ainda mais impressionantes desse motor no futuro, ele já entrega algo visualmente único e com um desempenho sólido — um bom começo, sem dúvida!
Falando sobre resolução, parece que Air Riders funciona principalmente em 1080p no modo docked, com algumas cenas chegando até 1440p, especialmente no modo Top Ride. No modo portátil, a resolução costuma ficar em torno de 900p, mas varia entre 720p e 1080p. Já a implementação do HDR deixa a desejar, sendo descrita como “excepcionalmente ruim”. Os efeitos de partículas são os únicos que parecem aproveitar a luminosidade extra; o restante fica “desbotado e escuro”, resultando em algo que parece “não natural e quase quebrado”. Eita!
Mas, por outro lado, o desempenho é bem melhor. Embora não haja opção de 120Hz, o jogo mantém uma taxa de 60fps “praticamente estável”, com algumas quedas ocasionais de frames (um pouco mais frequente no modo City Trial). No modo tela dividida para três ou quatro jogadores, a meta é também 60fps, mas frequentemente fica um pouco abaixo disso. O modo City Trial é o que mais sofre, variando entre 40 e 50fps — ainda assim, um desempenho admirável.
Na nossa análise, chamamos Kirby Air Riders de “um jogo de corrida caótico e frenético, sem dúvida, mas com profundidade para quem deseja aprender e muita competição, tanto online quanto em dificuldades mais altas para os apaixonados”. Você pode conferir nossas impressões completas, além das análises do novo site do Digital Foundry, nos links abaixo. O que você achou do desempenho de Kirby Air Riders? Compartilhe sua opinião nos comentários!
