Arquitetos do PS4/5 falam sobre experiência transformadora com jogo do GameCube

Se você tem um interesse leve por jogos que vão além da Nintendo, provavelmente já ouviu falar de Mark Cerny. Ele é o arquiteto principal do PlayStation Vita, PS4 e PS5 — e você deve lembrar dele da apresentação do PS5 Pro. Recentemente, ele participou do podcast “My Perfect Console”, do Simon Parkin, onde os convidados escolhem cinco jogos para eternizar em suas próprias consoles fictícias. É claro que a conversa girou muito em torno da Sony, mas, para nossa surpresa, também teve um espaço para a Nintendo.

Cerny revelou que é um grande fã de Pikmin. E isso é algo que, com certeza, muitos de nós, amantes de jogos, podemos concordar. Ele compartilhou que jogar o primeiro Pikmin foi uma experiência “transformadora” para ele. “Aquele primeiro Pikmin, sim, é um que eu realmente valorizo”, disse Cerny a Parkin, recordando a história emocional do jogo, que acompanha as tentativas de Olimar de voltar para casa.

Ele mencionou: “Eu costumava jogar jogos menores e mais leves por cerca de 10 anos, como Portal, Plants vs Zombies, Flower ou Katamari Damacy. Eu escolho Pikmin dessa lista porque achei a história tão envolvente. O pobre Capitão Olimar cai na atmosfera e tem 30 dias para consertar sua nave ou ele vai ficar sem oxigênio e morrer, e ele manda cartas para casa todos os dias.”

Cerny ainda destacou como a sequência, Pikmin 2, é bem diferente. “Agora eles estão na Terra, correndo para pegar lixo. Essa é a história, se você se lembra. Literalmente, você está correndo pelo chão do banheiro de alguém em Pikmin 2, e em uma parte você está fugindo de cobradores de dívida, se não me engano.”

É interessante ver como a trajetória de Cerny o levou a se conectar com diversos estúdios ao longo de sua carreira, desde seu trabalho em Marble Madness na Atari até a contribuição para Sonic 2. Embora os jogos que ele associa a essa figura da indústria sejam mais voltados para a PlayStation hoje em dia, é legal ver Pikmin ocupar um espaço em seu top cinco. Esses pequenos brotinhos realmente têm o poder de unir os jogadores, não é mesmo?

Para quem ficou curioso, o episódio completo do podcast, que já está disponível no Apple Podcasts, Spotify e outras plataformas, traz as escolhas de Cerny para a sua ‘Console Perfeita’. E aí, quais cinco jogos você escolheria para a sua própria versão? Será que Pikmin estaria entre eles?