Kirby Air Riders e Inazuma Eleven: vitória pedem mais controle
Recentemente, tenho jogado alguns games que trazem novidades, mesmo que sejam pequenas, especialmente nas mecânicas de controle. Lembro-me dos bons tempos em que eu nunca pensava que um jogo poderia ser entediante por causa de seus comandos. Será que isso acontece porque eu jogava menos na década de 1980 e 1990? Talvez. Mas, na verdade, a questão é que havia muito mais variedade naquela época, quando os jogos ainda estavam se desenvolvendo e experimentando.
Hoje, o que não falta é padronização. Quando um novo jogo de tiro chega, já sabemos onde estão os botões para lançar granadas, agachar ou correr — sem precisar olhar um guia. E, sendo sincero, isso me desanima um pouco. Gosto de jogos que têm controles bem feitos, é verdade, mas às vezes é bom encontrar algo que realmente faz diferente e ainda assim é fácil de jogar. Isso me lembra que esquemas de controle únicos podem trazer uma nova vida à experiência.
Uma Nova Perspectiva em Kirby Air Riders
Nesse sentido, Kirby Air Riders me surpreendeu. O jogo é uma verdadeira joia quando se trata de corridas caóticas, trazendo uma proposta totalmente diferente do que estamos acostumados. Depois de uma maratona em Mario Kart, que começou a parecer repetitivo para mim, decidi dar uma chance ao Kirby. A proposta do jogo é única: em vez de simplesmente acelerar e frear, você vai se sentir como se estivesse usando um estilingue para percorrer as pistas. A jogabilidade é tão envolvente que me fez investir mais, tudo porque a experiência é refrescante e diferente do habitual.
Inazuma Eleven: Victory Road
Outro jogo que chamou minha atenção foi Inazuma Eleven: Victory Road. Ele transforma o futebol em uma experiência mais inesperada, com um esquema de controle que lembra um RPG. Se você é novato e espera um jogo de futebol tradicional, vai se surpreender. As partidas são jogadas de forma mecânica e narrativa diferente, com controles limitados e habilidades especiais que tornam tudo muito mais dinâmico. É um ótimo exemplo de como abordar um gênero de maneira inovadora pode trazer frescor ao que já conhecemos.
A Experiência de Drag x Drive
Nintendo tem se saído muito bem quando o assunto é experimentar novos controles. Um bom exemplo disso é Drag x Drive, que traz uma proposta simples, mas que se torna muito mais atraente graças ao seu esquema de controle único. Aprendi a fazer manobras e a aumentar a velocidade de maneira divertida. Isso transforma um jogo que poderia passar despercebido em algo que realmente chama a atenção.
E, falando em novidades, o Switch 2 já está entregando algumas funcionalidades interessantes, como o modo mouse, que abre novas possibilidades para jogos de tiro e RPGs. É verdade que, em alguns casos, são recursos que já existem em PCs, mas ter a opção de jogar de maneira diferente pode mudar tudo na hora da compra.
O Impacto de Kid Icarus: Uprising
Um exemplo marcante de como controles diferentes podem ser memoráveis é Kid Icarus: Uprising. Muitos criticaram sua mecânica, dizendo que deveria ser um shooter com dois analógicos. Mas eu adorei! Apesar de ter comprado um adaptador para evitar dor nos pulsos, a experiência única desse jogo ficou gravada na minha memória.
E, se você não sabia, também é possível usar dois controles de NES como Joy-Con para jogar Smash TV com um setup de D-pad duplo. Era uma forma divertida de experimentar algo novo!
Esses jogos provavelmente ainda fariam sucesso mesmo sem suas mecânicas diferentes, mas a verdade é que essas inovações trazem um sabor especial que os torna inesquecíveis. Enquanto algumas tentativas de novas mecânicas podem não funcionar, é sempre bom ver jogos que arriscam e desafiam os jogadores a fazer algo diferente. Estou pronto para mais experiências assim!
