Espresso Pro 15 – Monitor portátil 4K para Switch 2, com ressalvas
Quando pensamos em jogar no Switch ou no Switch 2, a ideia de usar um monitor portátil pode parecer bem interessante, especialmente quando estamos viajando e longe da TV. Um dos meus favoritos para o Switch original é o Espresso V2, que traz uma tela 1080p incrível e não precisa de dock. É só conectar o console com um cabo USB-C e usar um carregador USB-C para ligar a tela. Imagina a minha empolgação quando a Espresso Displays me ofereceu testar a versão 4K do monitor com o Switch 2!
O Espresso Pro 15 é um monitor de 15,6 polegadas com uma tela LCD de 60Hz que consegue exibir 1,07 bilhão de cores e pesa apenas 800 gramas. Com um acabamento em alumínio anodizado e uma frente de vidro super resistente, é o tipo de tela que eu adoraria levar em minhas aventuras. Mas, como em toda história, tem um porém.
Parece que a Nintendo mudou a forma como o Switch 2 envia vídeo pelos seus portos USB-C. Para usar esse monitor externo, você realmente precisa do dock. Além disso, é necessário um cabo HDMI para USB-C da própria Espresso, que custa cerca de £60. E mesmo assim, existem algumas complicações. O cabo HDMI mencionado vem com um cabo USB-A para fornecer energia adicional ao monitor, mas não é longo o suficiente para alcançar o porto USB-C do dock. Isso me obrigou a colocar o dock perto de uma tomada para conectar um carregador e dar energia à tela. Mas, mesmo assim, não foi o suficiente para ligar o monitor, o que exigiu outro carregador USB-C, conectado ao segundo porto do Espresso Pro 15. Para quem já usou o Espresso V2, sabe que ele também pedia uma configuração parecida, mas a necessidade do dock e de uma fonte extra para o cabo HDMI torna tudo um pouco mais complicado.
Outro ponto que decepciona é que o Espresso Pro 15 não tem um painel OLED. A diferença é bem clara; embora a tela LCD seja brilhante, falta aquela intensidade que outros monitores, como o INNOCN PU15-PRE (também 4K), conseguem proporcionar.
Por outro lado, o suporte Espresso Stand+ é um grande atrativo para os gamers. Com imãs de neodímio, o monitor se fixa ao suporte com facilidade, permitindo até que você gire a tela 90 graus para aproveitar um jogo de tiro estilo shmup em modo TATE. O Stand+ é ajustável e possui duas configurações de altura, o que o torna bem prático.
É importante dizer que eu testei o Espresso Pro 15 pensando na perspectiva de um gamer. No entanto, a fabricante o posiciona como um monitor voltado para profissionais, e ele realmente brilha quando encarado sob esse aspecto. Você pode ligá-lo com um único cabo USB-C, que também conecta ao seu Mac ou PC, transformando-se em uma segunda tela com suporte para toque. Essa é uma solução muito mais elegante do que ter que usar um dock e duas fontes de energia, como acontece ao jogar com o Switch 2.
Com um preço elevado e a necessidade de um cabo HDMI especial, fica complicado recomendar o Espresso Pro 15 se o seu foco é apenas um monitor portátil para o Switch 2. Mas, se você busca algo que funcione bem tanto para jogos quanto para trabalho, pode ser uma opção interessante.
