Netflix fecha acordo para adquirir Warner Bros. por US$ 82 bilhões

Na última sexta-feira, uma notícia surpreendente abalou o mundo do entretenimento. A Netflix anunciou que fechou um acordo com a Warner Bros. Discovery para adquirir a Warner Bros. por cerca de 82,7 bilhões de dólares, o que equivale a um valor de 72 bilhões de dólares em termos de patrimônio. Essa aquisição foca na divisão de Streaming e Estúdios da Warner Bros., que foi criada em junho de 2025 e inclui grandes sucessos como Game of Thrones, o Universo DC, Harry Potter, Senhor dos Anéis, além das plataformas HBO e HBO Max e também os jogos da Warner Bros.

Curiosamente, a Netflix não fez menção ao segmento de jogos da Warner Bros. em seu comunicado oficial. Porém, a Game Developer confirmou com um porta-voz da Warner que “a divisão de video games, que foi recentemente reestruturada, vai se juntar à Netflix”. Atualmente, a Warner Bros. Games abriga vários estúdios de peso, como a Rocksteady, famosa pela série Batman: Arkham, e a NetherRealm Studios, responsável por Mortal Kombat. Também estão incluídos na lista a TT Games, que trabalha com LEGO, a Portkey Games, e a Avalanche Studios, que desenvolve jogos de Harry Potter. Esses estúdios estão espalhados por cidades importantes como Boston, Montreal, Nova York e São Francisco.

Esse negócio é monumental e a Netflix espera que o processo leve entre 12 a 18 meses para ser concluído, se tudo ocorrer como planejado. Afinal, já vimos como aquisições desse porte podem levar um bom tempo e, além disso, órgãos reguladores devem se envolver na análise do acordo. Vale lembrar que, em outubro passado, a Paramount tentou adquirir o estúdio, mas sua proposta foi recusada.

Se essa compra se concretizar, os acionistas da Warner Bros. receberão 27,75 dólares por ação, além de ações da Netflix. A empresa também projeta economizar cerca de 2 a 3 bilhões de dólares até o terceiro ano após a fusão. Essa movimentação pode causar um impacto significativo nos estúdios e é mais um exemplo de como o setor de jogos está se consolidando, especialmente em um momento em que demissões em massa, vendas de estúdios e fechamentos estão se tornando comuns. Para se ter uma ideia, esta semana surgiram relatos de que a Netflix estava vendendo a Spry Fox, desenvolvedora de Cozy Grove, de volta aos seus proprietários. Vamos ficar de olho para ver como essa história se desenrola.