Metroid Prime 4 no Switch impressiona com quedas quase imperceptíveis

Já sabemos que Metroid Prime 4: Beyond é um verdadeiro espetáculo técnico no Switch 2. Muitos de vocês provavelmente passaram o fim de semana explorando os novos mundos dessa aventura. Mas e quem ainda está segurando firme no seu Switch 1 e se pergunta se a nova jornada de Samus vale a pena nesse console mais antigo? Fiquem tranquilos! O pessoal da Digital Foundry deu uma olhada na versão do Switch 1 e, pasmem, eles também ficaram surpresos com a qualidade do jogo.

A Digital Foundry destacou que, apesar do Switch 1 ter suas limitações, a análise de resolução e taxa de quadros traz boas notícias: “É uma das melhores apresentações visuais do Switch 1 até agora.” Essa é uma afirmação e tanto, considerando o que os desenvolvedores conseguiram extrair do console mais antigo.

Um dos pontos mais impressionantes de Prime 4 no Switch 1 é o desempenho sólido a 60fps. Eles afirmam com confiança que classificam o jogo como “bloqueado em 60fps” em todos os consoles Switch. As únicas quedas de taxa de quadros ocorrem em algumas partes de mundo aberto durante seções de moto, mas são bem raras.

Embora a qualidade de imagem tenha um leve baixo — com a contagem de pixels em torno de “504p para a geometria e 576p para o visor da Samus”, que é inferior ao Metroid Prime Remastered de 2023 — a experiência continua rica. Mesmo com menos pixels, o nível de detalhes do ambiente, as sombras e certos efeitos são “aparentemente idênticos” à versão do Switch 2. Essa diminuição na contagem de pixels e na suavidade visual foi feita para garantir que a Retro Studios pudesse oferecer uma experiência completa para os jogadores do console mais antigo.

Claro, você vai perceber algumas diferenças: a filtragem de texturas não é das melhores, falta um pouco de anti-aliasing e, em alguns momentos, as bordas e texturas podem parecer um pouco desfocadas e irregulares. Mas, ainda assim, a experiência no Switch 1 é bastante impressionante.

E como já dissemos na semana passada: “se você não está pensando em fazer um upgrade tão cedo e quer se aventurar na mais nova jornada de Samus, vale muito a pena conferir, pois é um jogão.” É claro que a versão do Switch 2 é a melhor, e a Digital Foundry também elogiou bastante essa versão. No fim das contas, você vai se divertir jogando, independentemente de onde escolher jogar.

E aí, você já está jogando Metroid Prime 4: Beyond no Switch 1? O que está achando até agora? Compartilhe suas impressões!