Análise da edição de aniversário de Skyrim para Switch 2

Skyrim. Vamos ter uma conversa. Quando analisei a atualização da Edição de Aniversário de Skyrim para o Switch em 2022, dei uma nota 7/10. Na época, comentei que era engraçado ver Todd Howard ainda dando aval para novas versões desse jogo. Com algumas melhorias, como novas missões e a adição de mods do Creation Club (além da pesca), achei que os fãs teriam seu dinheiro bem gasto e os novatos teriam uma experiência sólida e sem travamentos desse RPG épico. Legal, né?

Mas com um jogo que já tem tanto tempo de estrada e que as pessoas continuam comprando e jogando (eu mesmo estou nessa, embora ache que é de forma irônica), uma nota “boa” e um tapinha nas costas pela dedicação pareciam suficientes para encerrar essa história. Mas não. Oh não. Todd. Ele voltou.

Você já deve ter visto a nota no final, então vamos direto ao ponto sobre a minha avaliação severa dessa vez. O principal motivo é que a Bethesda pegou um jogo que, no Switch, embora mais simples que algumas versões mais sofisticadas, funcionava bem e de forma competente. Sim, rodava a 30fps, mas a experiência era agradável. Agora, com essa atualização para o Switch 2, decidiram adicionar uma série de efeitos volumétricos e melhorias gráficas, além de aumentar a resolução. Até entendo que não sou um expert em tecnologia, mas o DLSS está sendo utilizado e a resolução melhorou. Mas então, por que não colocaram pelo menos 40fps?

Sinceramente, meus amigos, a Bethesda lançou uma versão ruim de um jogo que já foi lançado centenas de vezes antes, e eu realmente acho que fizeram isso para a época de Natal.

Segunda Opinião

PJ está absolutamente certo em sua análise. Skyrim no Switch 2 está mais pesado do que nunca, devido ao terrível atraso de resposta dos comandos, enquanto a taxa de quadros decepcionante torna o mundo um verdadeiro borrão quando você move a câmera. Nós merecemos mais do que isso, e não sei o que a Bethesda está pensando.

Não consigo imaginar outra razão para lançar essa versão tão problemática a não ser a pressa em encher as prateleiras para as festas de fim de ano. Assim que você inicia essa versão para Switch 2, depois de aproveitar a animação com os tempos de carregamento um pouco mais rápidos e uma distância de desenho ligeiramente melhor, você se depara com um jogo que, na verdade, é bem menos divertido de jogar.

Quer saber como voltar para a sua versão antiga? Você vai precisar deletar completamente essa nova e baixar novamente a antiga, porque nem isso eles fizeram direito. Ela ainda roda a 30fps (ai, meu Deus), mas agora também tem um atraso de resposta horrível. Estou falando de uma situação tão ruim quanto jogar online em um Switch Lite em alguns momentos. Por que lançaram desse jeito?

Ah, e essa versão ocupa 53GB para download. Isso mesmo, mais de 40GB só para deixar o jogo um pouco mais bonito, mas no fundo, pior. Não tenho dúvidas de que eventualmente eles vão corrigir isso. Quem sabe até consigam aumentar para 60fps no futuro, e então será uma versão bacana, especialmente agora que os controles com mouse estão funcionando direitinho. Mas estamos falando de Skyrim aqui, um jogo de 2011, não de Cyberpunk 2077.