Os melhores jogos de Metroid de todos os tempos
A revelação e o lançamento de “Metroid 5”, mais conhecido como Metroid Dread, em 2021, geraram uma onda de empolgação entre os fãs. Para completar, a Nintendo trouxe Metroid Prime Remastered em fevereiro de 2023 e já anunciou o tão aguardado Metroid Prime 4: Beyond para 2025. Ou seja, a safra para os fãs da Samus tem sido bem generosa na era do Switch. Mas, afinal, qual é o melhor jogo da série Metroid de todos os tempos? Preparamos uma lista com todos os jogos, classificados para você se deliciar. Incluímos remasters, remakes e spin-offs, embora haja algumas exclusões (dá uma olhadinha nas perguntas frequentes para mais detalhes). Vamos nessa!
Metroid Prime: Federation Force
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: Next Level Games
Data de Lançamento: 19 de agosto de 2016 (EUA) / 2 de setembro de 2016 (EU)
Apesar das críticas que recebeu, Metroid Prime: Federation Force é um jogo bem polido e jogável. A única reclamação real é a falta de chat por voz durante as partidas online, o que pode ser frustrante. No entanto, a Next Level Games respeitou a franquia e trouxe um multiplayer cooperativo para o universo Prime, mesmo que não tenha agradado totalmente aos fãs mais exigentes, que buscavam uma experiência mais “clássica” de Metroid. Aqui, você não joga como a Samus, mas sim como um soldado comum da Federação Galáctica. Se você conseguir aceitar o que Federation Force é, e não o que não é, vai achar uma diversão bem agradável.
Metroid Prime: Hunters
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: Nintendo Software Technology
Data de Lançamento: 20 de março de 2006 (EUA) / 5 de maio de 2006 (EU)
Metroid Prime: Hunters foi a tentativa da Nintendo de levar a jogabilidade 3D de Metroid Prime para o Nintendo DS, e, de fato, fez isso de forma competente. A história se passa entre os dois primeiros jogos da série Prime, com a Samus investigando o Alimbic Cluster em busca de artefatos espalhados pelo sistema solar. Enquanto isso, ela é caçada por seis outros caçadores de recompensas. Embora hoje o jogo pareça um pouco limitado, jogá-lo em 2006 com três amigos ao redor do DS foi uma experiência mágica.
Metroid: Other M
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: Team Ninja
Data de Lançamento: 31 de agosto de 2010 (EUA) / 3 de setembro de 2010 (EU)
Para alguns fãs, é melhor não falar muito sobre Metroid: Other M. O jogo de 2010, desenvolvido pela Team Ninja, é visto por muitos como uma mistura confusa de ideias 2D e 3D, trazendo uma experiência linear que parece destoar do espírito de Metroid. A combinação de plataformas em 2D e combate em 3D não agradou a todos, e o controle com o Wiimote de lado também não ajudou. Mas, se formos sinceros, o jogo tem suas qualidades e, embora esteja longe dos clássicos, não merece todo o ódio que recebe. Tentou inovar, e isso merece reconhecimento.
Metroid Prime Pinball
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: Fuse Games
Data de Lançamento: 24 de outubro de 2005 (EUA) / 22 de junho de 2007 (EU)
Com sua habilidade de Morph Ball, a Samus é uma candidata perfeita para um jogo de pinball. Metroid Prime Pinball, lançado em 2005, foi a segunda oferta da Fuse Games nesse estilo com temática Nintendo e se destacou pela qualidade. O uso das duas telas do DS encaixou perfeitamente nas mesas criativas inspiradas em Metroid. O jogo ainda vinha com um “Rumble Pak” que proporcionava uma experiência de feedback tátil enquanto você jogava.
Metroid II: Return of Samus
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: Nintendo R&D1
Data de Lançamento: Novembro de 1991 (EUA) / 21 de maio de 1992 (EU)
Disponível em: Nintendo Switch Online
Metroid II: Return of Samus é uma ótima expansão do jogo original do NES. Embora não tenha mapa, a linearidade do jogo não é um grande problema, embora possa ser complicado se você parar de jogar e não lembrar onde estava. A exploração e a busca pelos 39 Metroids são bem divertidas. Embora não chegue aos pés do refinamento de Super Metroid, o jogo ainda vale a pena ser jogado. A versão remake do 3DS é, sem dúvida, a melhor forma de revisitar essa história.
Metroid
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: Nintendo R&D1
Data de Lançamento: 15 de agosto de 1987 (EUA) / 15 de janeiro de 1988 (EU)
Disponível em: Nintendo Switch Online
O Metroid original estabeleceu a base da série, misturando exploração com um sentimento de empoderamento gradual. Porém, voltar a jogar hoje pode ser desafiador, mesmo para quem jogou na época. A atmosfera ainda é incrível, mas os controles e as funcionalidades que estamos acostumados estão ausentes. O remake para Game Boy Advance, Metroid: Zero Mission, é a melhor forma de vivenciar a primeira aventura da Samus, mas a versão original ainda tem seu charme.
Metroid Prime 4: Beyond
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: MercurySteam
Data de Lançamento: 4 de dezembro de 2025 (EUA) / 4 de dezembro de 2025 (EU)
Após 18 anos de espera, Metroid Prime 4: Beyond promete recuperar a mágica do original do GameCube enquanto leva a série em direções inovadoras. A separação dos biomas em um vasto mundo aberto parece loucura, mas a exploração se tornou mais satisfatória do que nunca. Com uma direção de arte deslumbrante e novos chefes ferozes, Beyond pode ser o Metroid mais ousado e bem feito até agora. Uma espera que valeu a pena.
Metroid II (Remake)
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: MercurySteam
Data de Lançamento: 15 de setembro de 2017 (EUA) / 15 de setembro de 2017 (EU)
O remake de Metroid II foi uma atualização fantástica das mecânicas do jogo original, dando a novos jogadores a chance de vivenciar um capítulo importante da história da série. Novidades como o mapa e um ataque corpo a corpo equilibraram risco e recompensa, resultando em um dos melhores jogos do sistema. Não é surpresa que a Nintendo tenha escolhido trabalhar com a MercurySteam em Metroid Dread.
Metroid Prime 3: Corruption
Publicadora: Nintendo | Desenvolvedora: Retro Studios
Data de Lançamento: 4 de dezembro de 2007 (EUA) / 26 de outubro de 2007 (EU)
Com a introdução do controle do Wii Remote, Metroid Prime 3: Corruption foi uma conclusão excelente para a trilogia (até que o próximo jogo chegou quase duas décadas depois). O título mostrou que Samus não apenas sobreviveu à transição para o tiro em primeira pessoa 3D, mas também se destacou nesse gênero. Embora tenha sido inicialmente planejado como um título de lançamento do Wii, a versão completa acabou sendo lançada em um disco com todos os jogos da trilogia. Mesmo assim, é um shooter incrível por conta própria.
