Nintendo está desenvolvendo alternativa de cartão para jogos do Switch 2
Recentemente, surgiram rumores de que a Nintendo está desenvolvendo cartuchos menores para o Switch 2. Essa novidade pode oferecer uma alternativa mais econômica para as desenvolvedoras, que atualmente enfrentam a difícil escolha entre os caros cartuchos de 64GB e os Game-Key Cards. E parece que essas especulações podem ter fundamento, conforme um novo comunicado da ININ Games.
O estúdio confirmou que, dois dias atrás, a Nintendo anunciou dois novos tamanhos de cartucho para o Switch 2. Com isso, a ININ decidiu lançar o jogo R-Type Dimensions III em um cartucho físico completo. O blog da empresa explicou que a produção para a Europa e os Estados Unidos será feita com esses novos cartuchos, mas que os preços tanto da versão regular quanto da edição especial vão aumentar em 10 euros para cobrir os custos de produção ainda elevados. Porém, quem já garantiu a edição especial durante a pré-venda não vai sentir esse aumento.
A ININ também aproveitou para agradecer à comunidade de fãs de jogos físicos pela discussão engajada e pela paciência nos últimos dias. O entusiasmo dos jogadores pelo formato físico e pela série R-Type foi fundamental para que essa solução se tornasse possível. Agora, resta saber quantos outros estúdios vão optar por esses novos cartuchos menores no futuro. Pelo menos agora, temos uma alternativa mais acessível aos Game-Key Cards.
Falando em Game-Key Cards, esse assunto tem sido bastante debatido desde o lançamento do Switch 2. Muitos desenvolvedores têm recorrido a esse formato, já que a Nintendo não tinha oferecido opções mais baratas para quem não queria investir nos cartuchos maiores. Porém, com os rumores da introdução de cartuchos de 16GB e 32GB, os pequenos estúdios que buscam lançar uma versão física podem encontrar uma solução mais viável.
Essas informações foram compartilhadas por membros da comunidade de preservação de jogos e por perfis no Twitter. Embora não tenhamos certeza de quando essas novas opções estarão disponíveis, elas poderiam facilitar a vida de desenvolvedores menores, que não dependem tanto de um streaming de dados rápido.
Vale ressaltar que, embora os novos tamanhos de cartucho possam oferecer uma alternativa, a questão dos custos de produção e a escassez de chips ainda são desafios que podem impactar os preços e a disposição dos estúdios em lançar jogos fisicamente. Por exemplo, um funcionário da Ubisoft comentou que o jogo Star Wars Outlaws foi lançado como um Game-Key Card, não por uma questão de custo, mas porque os cartuchos do Switch 2 não alcançaram o desempenho desejado.
Por enquanto, tudo isso ainda é especulação, mas a confirmação do lançamento físico de R-Type Dimensions III como Game-Key Card mostra que a transição entre formatos ainda está em andamento. Continuaremos observando as novidades sobre esse assunto e esperamos que mais desenvolvedores se sintam encorajados a explorar as novas opções de cartuchos.
