Desenvolvimento do jogo Pokémon para Game Boy teve muitos desafios
Pokémon se tornou um verdadeiro fenômeno mundial nos últimos 30 anos, mas a sua trajetória não começou da noite para o dia. Recentemente, durante o New York Game Awards, onde Pokémon recebeu o prestigiado “Andrew Yoon Legend Award” pelo impacto na indústria, o presidente e CEO da The Pokémon Company, Tsunekazu Ishihara, compartilhou um pouco sobre as origens da série e os desafios enfrentados na criação dos jogos originais.
A ideia inicial para os jogos de Game Boy era bem simples: permitir que os jogadores capturassem criaturas e as trocassem com os amigos. No entanto, tornar isso uma realidade não foi fácil. Ishihara revelou que a equipe enfrentou “recursos limitados” e que foi necessário muito “teste e erro” ao longo de seis anos. Ele, que atuou como produtor dos jogos, comentou que, no final das contas, foram necessários seis anos para completar Pokémon Red e Pokémon Green.
Apesar das dificuldades, a equipe estava confiante nos elementos principais que se tornariam a base da série: capturar, criar, trocar e batalhar. Eles acreditavam que essa fórmula funcionaria porque estava ligada a experiências fundamentais que todos nós vivemos na infância, como pegar insetos, cultivar plantas e cuidar de animais.
Ishihara também admitiu que, no início, ele estava “incerto” se o jogo conseguiria conquistar pessoas fora do Japão. Mas agora, ele percebe que Pokémon ultrapassa barreiras linguísticas e culturais, realmente tendo o “poder de conectar o mundo”. Ele está usando essa ideia como uma “grande motivação” para a produção do próximo jogo, buscando formas de torná-lo “mais divertido para todos”.
E falando em celebrações, não podemos esquecer que Pokémon vai comemorar seu 30º aniversário em fevereiro de 2026, no Pokémon Day, que acontece no dia 27. É uma ótima oportunidade para relembrar toda a trajetória e as inovações que essa franquia trouxe ao longo dos anos.
