Nintendo se pronuncia sobre censura no Dispatch

Recentemente, o jogo Dispatch chegou ao Nintendo Switch e ao Nintendo Switch 2, mas não sem causar uma certa polêmica. O motivo? A censura aplicada ao conteúdo do jogo, que aborda temas mais adultos, como nudez e linguagem imprópria. A Nintendo foi questionada sobre isso pelo site GO Nintendo e deixou claro que exige que todos os jogos em suas plataformas sigam as diretrizes estabelecidas e recebam avaliações de instituições independentes. A empresa afirmou que, embora informe os desenvolvedores quando seus jogos não atendem a essas diretrizes, não muda o conteúdo deles. Além disso, a Nintendo não entra em detalhes sobre quais critérios utiliza para essas avaliações.

Diante dessa resposta, muitos se perguntam o que realmente levou a AdHoc Studios a optar pela censura em Dispatch. Uma teoria que circula nas redes é que o estúdio tomou essa decisão para se adequar às classificações indicativas, especialmente no Japão, onde as regras são bem rigorosas. Por lá, o jogo poderia receber a classificação CERO Z, que é bastante restritiva e dificultaria o acesso ao público em geral. Para garantir que Dispatch fosse mais amplamente disponível, é possível que a AdHoc tenha aplicado a censura na versão japonesa e replicado essa versão para os outros países.

Por outro lado, um exemplo interessante é o caso de Cyberpunk 2077, que também está disponível no Nintendo Switch 2. Ao contrário de Dispatch, a CD Projekt decidiu lançar duas versões do jogo: uma adaptada para as Américas e Europa, e outra específica para o Japão, de acordo com as exigências locais. Assim, os jogadores de diferentes regiões puderam aproveitar o jogo sem as restrições que poderiam ter afetado a experiência de forma negativa.

Se você está curioso sobre Dispatch, aqui estão alguns detalhes práticos: a edição para Nintendo Switch 2, desenvolvida e publicada pela AdHoc Studio, ocupa 14,6 GB e será lançada globalmente no dia 29 de janeiro de 2026. E o melhor: o jogo vem com suporte em português, então você não precisa se preocupar com a barreira do idioma. Você pode encontrar o jogo na Nintendo eShop quando ele for lançado.