Análise de Pokémon Legends: Z para Switch

Eu confesso que estava esperando o pior para a nova versão de Legends: Z-A, mas estou feliz em dizer que o jogo mantém uma taxa de quadros relativamente consistente de 30fps, tanto no modo portátil quanto no modo docked. É verdade que a queda de desempenho é perceptível se você vem de uma experiência no Switch 2, mas se você está jogando isso pela primeira vez, provavelmente não vai se incomodar muito.

Por outro lado, o que pode te surpreender são algumas cenas que apresentam cortes bastante abruptos. Legends: Z-A tem mais trabalho de câmera, com movimentos rápidos e transições, e no modo docked, todos esses momentos ficaram um pouco travados. Quando você aproxima a câmera de um treinador após derrotá-lo ou tenta capturar um Pokémon de surpresa no Z-A Royale, há uma gagueira em todas essas cenas. No modo portátil, eu percebi isso menos, mas ainda assim era um pouco distraído.

Uma boa notícia é que as batalhas são mais consistentes, mesmo quando a ação fica um pouco caótica. Alguns movimentos, como Brutal Swing e Gust, podem fazer a taxa de quadros cair um pouco, especialmente no modo portátil, mas, no geral, o desempenho está aceitável. Já os gráficos são um dos meus pontos fracos com esta versão, e a história se repete aqui. Os modelos dos personagens até que estão bons, mas as texturas têm problemas sérios. A grama, por exemplo, aparece borrada e irregular, os arbustos e árvores têm formas angulosas, e as pedras parecem desfocadas. E as sombras? Elas são péssimas, pixeladas e, às vezes, nem aparecem.

O pop-in, que é quando os personagens e objetos demoram a aparecer na tela, também é um problema aqui, e parece até pior do que no Switch 2. Às vezes, você consegue ver os personagens e Mega Crystals de longe, enquanto em outras situações, só aparecem quando você está a cerca de 10 passos deles. Isso é bem inconsistente e pode acabar distraindo. Algumas texturas de prédios demoram cerca de 6 a 7 segundos para carregar, mesmo quando você está bem na frente delas.

Em resumo, os tempos de carregamento mais longos e a qualidade de imagem mais suave são algumas das desvantagens esperadas nesta versão mais antiga, mas, no geral, Legends: Z-A no Switch é… razoável! É uma melhora em relação aos dois últimos jogos principais da franquia, mas ainda está longe de ser um dos títulos mais bonitos da série Pokémon. E eu entendo perfeitamente por que Z-A está no console mais antigo; a Pokémon Company não vai abrir mão de uma base de jogadores tão grande com um jogo principal ainda. Mas as limitações do Switch 1 realmente seguram Lumiose City e fazem com que ela não alcance seu potencial total. O que poderia ter sido uma cidade vibrante e cheia de variações acaba ficando com algumas limitações e compromissos visuais.

– Roda a 30fps relativamente consistente
– Modelos de personagens estão bons
– Batalhas são relativamente suaves no Switch 1
– Algumas gagueiras de quadro enquanto no modo docked
– Tempos de carregamento mais longos e pop-in são notáveis
– Texturas e sombras podem ser decepcionantes

É, não é tão ruim assim!