Atualização gratuita de Hollow Knight muda algo no Switch 2?
“Ah, não de novo…” pensei ao iniciar Hollow Knight – Edição Nintendo Switch 2. “Será que vou jogar esse game pela terceira vez?” Não precisei de muito incentivo para voltar ao mundo de Hallownest. Assim que baixei a atualização gratuita, logo depois do lançamento, acabei perdendo três horas da minha vida explorando Godhome, tentando algumas Pantheons e levando uma surra de Pure Vessel e Absolute Radiance. Foi a primeira vez que peguei o jogo da Team Cherry desde que terminei a sequência, Silksong, e fiquei surpreso com a rapidez que voltei a me adaptar ao estilo de combate do Cavaleiro. Seus movimentos mais controlados e sua estatura menor exigem uma mentalidade diferente da que usei com a Hornet, mas, para minha alegria, não perdi as habilidades que desenvolvi quando joguei Hollow Knight pela primeira vez.
Isso me permitiu focar em tudo que essa nova Edição para Switch 2 traz. E, mesmo que não seja uma grande atualização, não dá para reclamar — é gratuita, afinal (desde que você já tenha o jogo do Switch 1. Mas o jogo completo também está com um preço bem acessível).
### Melhoria Visual e Desempenho
A atualização foca na aparência e no desempenho desse Metroidvania. Agora, no Switch 2, você pode jogar Hollow Knight em resolução 4K (docked) e a impressionantes 120fps, se a sua TV suportar. No modo portátil, a resolução foi elevada para 1080p e o 120fps também é uma opção. Você pode ajustar a taxa de quadros nas opções do jogo. Para a maioria das pessoas, a diferença de 120fps pode não ser tão perceptível, mas, assim como quando joguei Silksong no Switch 2, percebi uma mudança imediata na minha jogabilidade. Eu estava esquivando de ataques inimigos por poucos pixels e conseguindo acertar os pogos e os golpes com a lâmina com mais precisão.
O Cavaleiro parecia mais ágil, mesmo sendo mais lento que a Hornet. Essa sensação se manteve tanto no modo docked quanto portátil. Seja explorando os brilhos de Crystal Peak ou aproveitando a chuva na Cidade das Lágrimas, eu me lembrei do quanto Hollow Knight é divertido, mesmo depois de ter jogado sua sequência aprimorada.
### A Realidade do Input Delay
Parte dessa experiência positiva pode ser atribuída à ausência de atraso nos comandos, algo que os fãs reclamavam na versão original do Switch. Eu comentei brevemente sobre isso na nossa avaliação anterior, mas só percebi a diferença ao jogar no Switch 2 e enfrentar os mesmos chefes em ambas as plataformas. Na nova versão, minha performance melhorou visivelmente. Mesmo quando morria, estava sempre mais próximo de vencer o chefe a cada tentativa.
O verdadeiro destaque da atualização, no entanto, são os visuais melhorados. Além de aumentar a resolução, que deixou o jogo bem mais nítido, a Team Cherry adicionou “efeitos adicionais”, que na verdade significam melhorias na iluminação e nas cores, principalmente nos tons de preto e cinza, além de mais detalhes nos cenários. Agora, as gemas de Crystal Peak brilham em um roxo vibrante, contrastando ainda mais com as luzes apagadas e as áreas escuras do mapa. A vegetação exuberante de Greenpath parece mais viva, com verdes mais profundos e espinhos mais brilhantes. Até os corredores sombrios do Crossroads estão mais detalhados, e quando a infecção toma conta, o brilho laranja parece saltar da tela.
### Uma Beleza Renovada
Hollow Knight já era um jogo bonito, mas agora está ainda mais alinhado com as cores e a iluminação de Silksong. As pequenas mudanças na atualização dão a Hallownest um novo brilho, e isso me deixa com vontade de jogar tudo de novo, quem sabe até tentar uma run Steel Soul. A questão é que, para a maioria — especialmente quem está jogando pela primeira vez — as melhorias podem ser sutis. O jogo já rodava a 60fps no Switch, mas com uma resolução um pouco mais embaçada no modo portátil, e a transição de 30fps para 60fps é mais notável do que de 60fps para 120fps.
Portanto, sim, a Edição Hollow Knight – Nintendo Switch 2 pode não ser uma atualização transformadora, mas é gratuita e, se você prestar atenção, vai notar e adorar todas essas pequenas melhorias. Para mim, só as melhorias visuais no modo portátil já fazem o Switch 2 ser a melhor plataforma para jogar esse clássico. Quem sabe agora eu consiga finalmente conquistar o Pantheon de Hallownest…
