Consumidores não se importam com IA em jogos, afirma ex-executivo da Square Enix

Recentemente, Jacob Navok, CEO da Genvid e ex-diretor de negócios da Square Enix, compartilhou suas opiniões sobre a polêmica do uso de inteligência artificial (IA) no desenvolvimento de jogos. Embora ele não esteja exatamente fazendo uma defesa apaixonada da prática, Navok acredita que a maioria dos jogadores “geralmente não se importa” com isso.

Em uma postagem recente, ele comentou sobre a forte resistência que a IA tem encontrado em diversos artigos, mas reforçou que, na prática, os consumidores parecem não dar tanta importância a esse debate. Ele usou o exemplo do jogo Steal a Brainrot, da plataforma Roblox, que alcançou impressionantes 30 milhões de jogadores simultâneos, um número que é aproximadamente 80 vezes maior do que o de ARC Raiders, outro título lançado recentemente. Curiosamente, Steal a Brainrot é baseado em personagens gerados por IA, os chamados “AI slop characters”.

Navok observou que a geração de conteúdo por IA está se tornando comum na indústria. Muitos estúdios já estão utilizando essa tecnologia na fase de conceitos, e até mesmo na programação, com o uso de ferramentas como Claude. Ele acredita que será difícil encontrar um título que não esteja usando IA de alguma forma, sugerindo que a resistência a essa tecnologia muitas vezes é mais emocional do que racional.

Apesar do sucesso de jogos como Steal a Brainrot, que pode não representar a opinião de todos os jogadores, a verdade é que muitos ainda são contra a implementação da IA. Estúdios grandes e pequenos estão se posicionando contra essa tendência, e redes sociais estão cheias de reações de fãs desapontados ao descobrirem que suas franquias favoritas estão adotando a IA.

Assim, a discussão sobre a presença da inteligência artificial nos jogos continua em alta, refletindo um cenário dividido entre inovação e tradição. Cada vez mais, o futuro dos games pode passar por essas novas tecnologias, mas a recepção do público ainda é um fator crucial a ser considerado.