Desenvolvedor de Citizen Sleeper fala sobre sequências e Mass Effect
Citizen Sleeper fez um grande sucesso em 2022, mas o criador Gareth Damian Martin, da Jump Over The Age, não via um novo jogo como o próximo passo natural. Mas o que mudou para ele decidir voltar a esse universo com Citizen Sleeper 2? Ele comenta que é um fã de projetos experimentais e de criar novos designs em jogos, e sentiu que ainda havia muito mais a explorar. O primeiro jogo era relativamente modesto em termos de sistema e escala, o que deixou espaço para novas ideias.
Gareth é apaixonado por séries de ficção científica como Cowboy Bebop e Farscape, e sempre achou que os jogos não conseguiram capturar bem essa essência. Por isso, ficou empolgado em desenvolver uma história nesse universo de Citizen Sleeper, que acreditava ser perfeito para esse tipo de narrativa. A ideia era criar uma sequência que se conectasse ao primeiro jogo, mas que também trouxesse algo novo e fresco.
### Temas e Desafios
Citizen Sleeper 2 aborda diversos temas, como capitalismo, humanidade, sobrevivência e solidão. Mas Gareth admite que não se preocupa tanto em escrever de forma “temática”. Para ele, o foco são os personagens e as diferentes trajetórias que eles podem seguir. Ele gosta de criar situações interessantes, como uma rebelião em uma nave no meio de uma greve geral.
Ao escrever, ele se concentra em quem são os personagens, como falam, como o mundo funciona e como isso se encaixa em uma trama envolvente. Para ele, o que torna Citizen Sleeper especial é a capacidade do jogo de misturar diferentes atmosferas e histórias. Se uma ideia é interessante e parece uma boa história, ele tenta incorporá-la.
### Acessibilidade para Novos Jogadores
Gareth destaca a importância de criar uma sequência que funcione tanto para quem jogou o primeiro quanto para novos jogadores. Ele acredita que é essencial assumir que este pode ser o primeiro jogo para muitos. Ele adora a ideia de saltos temporais nas histórias, pois isso permite que os jogadores montem o quebra-cabeça do que aconteceu no intervalo entre os jogos. Isso faz com que descobrir a origem de um personagem seja tão interessante quanto saber o seu destino.
### Mecânicas de RPG
Citizen Sleeper 2 se aprofunda mais no gênero RPG, apresentando habilidades de classe bem definidas, missões e mecânicas de dados expandidas. Gareth se inspirou em jogos de mesa, como Blades in the Dark, que foi o primeiro RPG de mesa que ele mestrou e continua sendo seu favorito. Ele trouxe algumas dessas mecânicas para o novo jogo, como a mecânica de “stress”, onde os jogadores acumulam estresse para obter bônus ou re-rolar dados.
O estresse, que já era uma parte do primeiro jogo, agora é uma mecânica importante. Ela representa não só a pressão que o corpo do personagem enfrenta, mas também as tensões nas relações com outros personagens e as consequências das ações. Gareth acredita que isso adiciona uma camada interessante à narrativa, permitindo uma variedade de histórias além do combate.
### O Futuro e a Transição para o RPG de Mesa
Recentemente, Gareth mencionou que Citizen Sleeper 2 será o último jogo no universo de Citizen Sleeper, mas ele está pensando em uma adaptação para RPG de mesa. Ele está no início desse processo e tem um objetivo claro: permitir que os jogadores contem suas próprias histórias nesse universo. Embora isso signifique que ele não será mais o narrador, Gareth acredita que, após dois jogos, há muitas referências para os jogadores que desejam explorar mais.
O que será ganho com essa transição é a liberdade radical de um sistema de mesa, onde os jogadores podem preencher as lacunas de maneira significativa, explorando suas conexões com os personagens e as ideias do universo.
Citizen Sleeper 2: Starward Vector será lançado na eShop do Switch no dia 31 de janeiro, e promete trazer novas experiências e histórias para os jogadores.
