Desenvolvedor de Sonic Mania critica burocracia corporativa antes do novo jogo
A desenvolvedora Headcannon, famosa por seu trabalho em Sonic Mania junto com Christian Whitehead e PagodaWest Games, anunciou a data de lançamento do seu novo jogo, Rubato. Esse título experimental em 2D chega ao eShop do Switch no dia 20 de março de 2026. E para quem está curioso, já dá para experimentar uma versão demo gratuita disponível agora mesmo.
Mas a jornada da Headcannon não tem sido fácil. Recentemente, a equipe publicou um blog onde compartilha que os últimos anos foram bastante desafiadores. Eles comentaram que o foco principal deles é “fazer jogos”, mas se deparam com a famosa “burocracia corporativa”, além de questões pessoais e o aumento do custo de vida, que dificultam a produção. O post expressa um desabafo sincero: “Tem sido um período complicado. Na verdade, foram anos difíceis. A complexidade do desenvolvimento de software já é um desafio por si só, e isso só se torna mais difícil com outros fatores externos. A burocracia corporativa não ajuda, seja dentro ou fora da indústria. É preciso ter cuidado com quem se escolhe para trabalhar e o que priorizar. O custo de vida torna cada vez mais difícil para um desenvolvedor independente ter tempo para criar algo de novo. E isso sem mencionar as questões pessoais que cada um de nós enfrentou recentemente. Não quero ficar aqui reclamando, mas é frustrante, para dizer o mínimo. Sempre busquei ser o mais claro e direto possível, e como independentes, espero que possamos trazer mais dessa transparência para a Headcannon. Dito isso, só resta uma coisa a dizer: ‘Só queremos fazer jogos’”.
Além disso, a Headcannon já havia se manifestado sobre os desafios enfrentados com Sonic Origins, projeto no qual também colaborou. Membros da equipe mencionaram em redes sociais que a versão final do jogo apresentou bugs e falhas que não estavam na versão que eles entregaram para a Sega. Eles se sentiram como “estranhos criando um projeto separado que foi transformado em algo completamente diferente”. Não está claro se esses problemas estão relacionados à declaração recente.
Falando sobre Rubato, o jogo é descrito como uma espécie de Metroidvania, mas pelo trailer lançado, parece que ele traz também minijogos divertidos e uma pitada de humor que pode conquistar muitos jogadores. Além do Switch, Rubato será lançado no Steam e no PS5, embora a versão para Xbox ainda esteja pendente devido a algumas complicações com o sistema da Microsoft.
E aí, o que você achou de Rubato? Está pensando em experimentar quando o jogo for lançado em março?
