Desenvolvedores de Drag x Drive testam basquete em cadeira de rodas

Hoje, o jogo Drag x Drive recebeu uma atualização bem robusta, a versão 1.2.0. Para celebrar esse lançamento, a Nintendo também publicou uma série de entrevistas com os desenvolvedores por trás do jogo. Yoshinori Konishi, o diretor e programador, Hiroki Hamaue, o programador, e Takahisa Ikejiri, o diretor de arte, compartilharam um pouco de como criaram essa proposta única de multiplayer online, que é controlada inteiramente pelo Mouse Mode do Switch 2.

Konishi contou que a ideia do jogo foi inspirada por esportes como basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, motocross em cadeira de rodas, BMX e skate. O foco principal foi mesmo no basquete em cadeira de rodas. Tanto que a equipe até se dedicou a experimentar o basquete em cadeira de rodas na vida real! Hamaue já havia andado de cadeira de rodas para um projeto de pesquisa na época da faculdade, mas para Konishi e Ikejiri, essa foi a primeira vez que tiveram essa experiência, que aconteceu em um evento em Osaka.

Para se preparar, Konishi revelou que ninguém da equipe usava cadeira de rodas no dia a dia. Então, eles começaram a reunir materiais de leitura para aprender mais sobre o assunto. “Desde enciclopédias sobre cadeiras de rodas até vídeos e ensaios de atletas em cadeira de rodas, e até mangás sobre basquete ou cadeiras de rodas, nós juntamos o máximo de referências que conseguimos e estudamos tudo juntos”, explicou.

A equipe ainda comprou uma cadeira de rodas comum e uma cadeira de rodas esportiva, essa última foi especialmente importante para o design do veículo dentro do jogo, devido às suas rodas anguladas. No entanto, eles enfrentaram um desafio: não podiam testar as cadeiras em espaços abertos, pois o projeto e o Switch 2, além do Mouse Mode, eram “altamente confidenciais”. “Ficamos restritos a um espaço pequeno dentro do escritório e só podíamos nos soltar no corredor quando todos os outros iam embora para casa no final do dia. (Risos)”, lembrou Konishi.

Ikejiri, ao falar sobre a experiência no basquete em cadeira de rodas, disse que não estava preparado para a dificuldade de arremessar a bola. “A cesta está na mesma altura que em um jogo de basquete normal, mas como você arremessa sentado, minha bola não chegou nem perto do aro.” Hamaue completou, dizendo que “manipular uma cadeira de rodas é complicado, a menos que você aprenda a hora certa de aplicar e soltar força. Não dá para se mover suavemente com um só movimento. Mas isso me fez perceber o quão profundas são as mecânicas de controle do jogo”.

Além de experimentarem o basquete, a equipe teve a oportunidade de deixar jogadores de basquete em cadeira de rodas testarem o protótipo. Konishi destacou que isso trouxe insights valiosos para Drag x Drive. “Como os jogadores usam cadeiras de rodas no dia a dia, eles eram muito bons em manobrar e se mover para trás no jogo. Claro, aprendemos muito sobre os controles, mas ganhamos ainda mais percebendo como eles pensavam sobre o que fazer em quadra enquanto jogavam.” Hamaue acrescentou que “ver jogadores reais de basquete em cadeira de rodas dominarem o jogo e seus controles tão rapidamente confirmou para nós que isso poderia funcionar bem como um esquema de controle intuitivo”.

As entrevistas incluem vídeos e clipes de teste do desenvolvimento de Drag x Drive, e vale a pena dar uma olhada, especialmente se você está curioso sobre a nova atualização. Desde seu lançamento em agosto de 2025, o jogo já recebeu duas atualizações gratuitas — a primeira trouxe multiplayer sem fio, enquanto a segunda adicionou um modo de Sobrevivência.