Digital Foundry analisa as “grandes quedas” de Tomb Raider no Switch 2
A Digital Foundry, conhecida por suas análises técnicas, fez uma avaliação do jogo Tomb Raider: Definitive Edition, que chegou de surpresa ao Nintendo Switch 1 e 2 na semana passada. O resultado é um misto de elogios e críticas.
Para começar, a versão do Switch 2 se destaca ao manter uma taxa de quadros de 60fps, o que é um grande ponto positivo. Thomas Morgan, da Digital Foundry, comentou que durante suas jogatinas, ele notou “quase nenhuma queda” na performance, tanto no modo portátil quanto no modo docked. Isso é ótimo para quem valoriza uma experiência suave.
Além disso, essa versão do Switch traz melhorias em relação à original do PS3, como texturas aprimoradas, melhor posicionamento da vegetação e um tratamento de cores mais refinado. O jogo roda em 1920x1080p quando conectado à TV e também consegue alcançar essa resolução no modo portátil. Bacana, né?
Por outro lado, existem algumas falhas visuais bem evidentes na versão do Switch que foram necessárias para manter esses padrões. A densidade das sombras foi reduzida, a espessura da vegetação está menor, e o famoso TRESSFX, que dá aquele efeito realista ao cabelo da Lara, não está presente. Além disso, muitas das cenas cinematográficas foram simplificadas. Comparando com a versão do PS4, essa edição do Switch fica para trás em alguns aspectos, e, curiosamente, há momentos em que a versão do Switch 2 parece até inferior à original do PS3. Por exemplo, não há efeitos de chuva na tela, a geometria do ambiente é mais simples e a cobertura de sombras também deixou a desejar. É importante ressaltar que essas limitações também aparecem na reedição do PS4, mas, como o vídeo da Digital Foundry comentou, “as desvantagens são decepcionantes, considerando a diferença de gerações entre os sistemas”.
Agora, se você está curioso sobre a versão do Switch 1, saiba que ela roda a 30fps, com algumas quedas para a casa dos 20fps em cenas mais exigentes. A resolução varia entre 864p e 900p, o que é “surpreendentemente respeitável”. Muitas das características visuais são semelhantes entre os dois sistemas, embora a qualidade das sombras tenha caído um pouco mais no Switch 1. Segundo a Digital Foundry, essa versão “se mantém melhor do que você poderia esperar”.
Se você quiser se aprofundar mais, a análise completa da Digital Foundry está disponível por escrito, junto com nossas impressões sobre as novas aventuras da Lara. E você, o que achou de Tomb Raider: Definitive Edition no Switch (2)? Compartilhe sua opinião!
