Estúdio Comcept, de Keiji Inafune, encerra atividades

A empresa de videogames Comcept, fundada por Keiji Inafune em dezembro de 2010, foi oficialmente dissolvida por decisão dos acionistas no dia 13 de janeiro de 2026. Essa informação foi divulgada hoje no diário oficial do governo japonês, o Kanpo. Se você está um pouco confuso com os relatos anteriores, o criador e editor do Gematsu, Sal Romano, trouxe mais esclarecimentos sobre o que realmente aconteceu.

Primeiro, é importante ressaltar que a LEVEL-5 nunca adquiriu a Comcept. As primeiras notícias sobre a suposta integração entre as duas empresas surgiram em blogs japoneses, especialmente no Weekly Famitsu, que mencionavam a Comcept como uma subsidiária da LEVEL-5. Porém, isso foi um mal-entendido. O anúncio oficial apenas falava sobre a criação de uma nova empresa chamada LEVEL-5 Comcept, que era uma subsidiária totalmente controlada pela LEVEL-5. Nesse comunicado, Inafune continuava como CEO da Comcept e co-CEO da LEVEL-5 Comcept, ao lado de Akihiro Hino. Vale destacar que os jogos que a Comcept estava desenvolvendo na época continuariam sob sua gestão, e não da LEVEL-5 Comcept.

A LEVEL-5 Comcept, por sua vez, já havia sido dissolvida e absorvida pelo novo escritório da LEVEL-5 em Osaka, após a saída de Inafune da LEVEL-5 em meados de 2024. Esse estúdio ficou responsável por jogos como o Fantasy Life i. A Comcept, enquanto empresa independente, manteve suas operações até agora.

Ao longo dos anos, a Comcept ganhou notoriedade principalmente pelo lançamento problemático de Mighty No. 9, um projeto que começou como uma campanha de financiamento coletivo. Antes de fundar sua própria empresa, Inafune trabalhou na Capcom, contribuindo para títulos icônicos como Mega Man e Onimusha. Além de Mighty No. 9, a Comcept também colaborou com jogos como Soul Sacrifice e ReCore. Por fim, o escritório de Osaka da LEVEL-5 trabalhou recentemente em Fantasy Life i e Inazuma Eleven: Victory Road.