Ex-chefe da Rockstar elogia Zelda: BOTW e TOTK como Hitchcock
Dan Houser, ex-chefão da série GTA e cofundador da Rockstar Games, bateu um papo recente no podcast de Lex Fridman, onde conversou sobre sua trajetória pessoal e sobre a indústria de games como um todo. Em meio a esse diálogo, a Nintendo entrou na roda quando começaram a discutir os primeiros jogos em 3D.
Fridman destacou que os jogos da Nintendo têm um nível de acabamento que faz com que “cada pixel tenha um propósito”, criando uma experiência de jogo realmente pura. Houser concordou e, quando o assunto foi para os mais recentes títulos da série Zelda, como Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, ele fez uma comparação interessante, dizendo que esses jogos “lembram Hitchcock” em sua concepção.
Para ele, os novos jogos da franquia transmitem uma linguagem única dos videogames. “Quando jogamos, tudo parece funcionar de forma sistemática, mas a forma como tudo se conecta é incrível. É como assistir a um filme do Hitchcock, que não é exatamente a realidade, mas sim uma linguagem cinematográfica muito forte. É algo muito cinematográfico, não é realismo”, explicou Houser. Para ele, os jogos de Zelda são experiências que só poderiam existir como videogames, sem comparação com outros meios.
Essa comparação é bastante pertinente, e Breath of the Wild e Tears of the Kingdom realmente têm recebido muitos elogios ao longo dos anos. Agora, essa ligação com Hitchcock traz uma nova perspectiva sobre como esses jogos são percebidos.
Vale lembrar que Dan Houser não está mais na Rockstar Games, que se prepara para lançar Grand Theft Auto VI em 2026. Após sua saída, ele fundou a Absurd Ventures, com o objetivo de criar novas propriedades em diversos formatos, como jogos, livros, filmes e quadrinhos. É interessante ver como a visão de Houser pode enriquecer o entendimento sobre a arte dos videogames.
