ex-presidente da blizzard responde a críticas da xbox sobre exclusivos
Recentemente, a Xbox tem chamado a atenção com a notícia de que Halo: Campaign Evolved estará disponível no PS5, além do Xbox Series X|S. Para muitos, isso é um grande sinal de que a exclusividade da Microsoft pode estar chegando ao fim. Afinal, Halo sempre foi visto como um dos últimos bastiões dessa exclusividade, e agora que o jogo vai para mais plataformas em 2026, as coisas parecem estar mudando bastante.
Sarah Bond, presidente da Xbox, comentou que a ideia de jogos exclusivos é “ultrapassada”. Ela destacou que os “maiores jogos do mundo estão disponíveis em todos os lugares”. Essa declaração faz parte da campanha “This is an Xbox”, que busca promover a experiência de jogar em diferentes dispositivos.
Por outro lado, nem todo mundo concorda com essa visão. Mike Ybarra, ex-presidente da Blizzard, não parece muito animado com essa nova abordagem. Em uma postagem nas redes sociais, ele desafiou a afirmação de Bond, dizendo: “Alguém avise a Nintendo que exclusividades são ultrapassadas”. Quando um usuário questionou sua afirmação, Ybarra reforçou sua posição, elogiando a Nintendo por ter prosperado com a exclusividade de console. Para ele, a estratégia da Nintendo de “risco e retorno” foi um grande sucesso, afirmando que a empresa sempre entregou jogos excelentes e se recuperou de forma impressionante, mesmo quando algumas plataformas não foram bem-sucedidas.
Além disso, a Xbox reafirmou seu apoio ao Switch 2. Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, declarou que adoraria que as pessoas jogassem seus jogos no PS5 ou no Switch 2. Até o momento, Halo: Campaign Evolved não foi confirmado para o Switch 2, mas sabemos que a Nintendo costuma guardar essas novidades para suas apresentações diretas. Embora não possamos garantir que isso vai acontecer, não seria uma surpresa.
O que você acha dessa nova abordagem da Xbox em relação às exclusividades?
