Konami retira jogos antigos de Metal Gear da PSN
A Konami anunciou que Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots finalmente vai deixar de ser exclusivo do PlayStation 3. Mas, como um bom mistério, a companhia também dificultou o acesso à versão original do jogo. Recentemente, a Konami retirou a venda do título na PlayStation Network (PSN), o que pegou muitos fãs de surpresa. A versão que saiu de circulação foi a lançada em 2014, que chegou a ser oferecida aos assinantes da PlayStation Plus. E não para por aí: a desenvolvedora também parou de vender as versões de Metal Gear Solid: Peace Walker para Xbox 360, PSP e PS3, sem maiores explicações.
Quem já comprou esses jogos, pode ficar tranquilo. Eles ainda estarão disponíveis para download por um tempo. Mas quem estava pensando em adquirir essas versões agora vai precisar buscar cópias físicas, o que pode ser um pouco complicado. Para quem não conhece, Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 2 está a caminho e incluirá tanto Guns of the Patriots quanto Peace Walker. A coleção chega às lojas em agosto deste ano, e essa parece ser uma estratégia da Konami para incentivar os fãs a optarem pela nova coletânea em vez das versões originais.
É interessante notar que muitos jogadores que ainda têm o PS3 guardado não devem estar tão animados para tirar o console do armário só para comprar um jogo de 2008. Já para os donos do Xbox Series X|S, a situação é um pouco diferente. Antes da decisão da Konami, era possível comprar Peace Walker HD digitalmente, já que o jogo funcionava via retrocompatibilidade. Agora, quem quiser jogar terá que desembolsar um valor maior pela nova coletânea.
Além dos títulos que foram removidos das lojas digitais, a nova coleção também traz Ghost Babel, um spin-off que foi lançado originalmente para o Game Boy Color. Vale lembrar que esse jogo não faz parte da cronologia oficial da franquia, mas é uma adição interessante para os fãs.
Assim, a movimentação da Konami traz à tona algumas questões sobre o acesso a jogos clássicos e como as empresas estão lidando com suas bibliotecas de títulos. É sempre bom ficar de olho nas novidades e nas estratégias das desenvolvedoras!
