Konami revela razões para reativar a série Metal Gear

Quando Hideo Kojima saiu da Konami em 2015, muitos pensaram que isso poderia ser o fim da amada série Metal Gear. Afinal, o último jogo da franquia, Metal Gear Survive, lançado em 2018, não agradou muito. Mas este ano, a Konami decidiu reviver a saga com o remake Delta: Snake Eater. E, de acordo com o diretor Yuji Korekado e o produtor Noriaki Okamura, a decisão veio por um motivo bem específico: o tempo não para e a equipe da Konami também não está ficando mais nova.

Kojima é um nome icônico e reconhecido por sua contribuição à série, mas muitos dos desenvolvedores que trabalharam nos jogos clássicos não o seguiram na Kojima Productions. Isso trouxe um desafio interessante, como Korekado comenta. A série Metal Gear já tem quase 40 anos e conquistou uma legião de fãs. “Precisamos respeitar os jogos que vieram antes e, com esse remake, pensamos em como trazer essa experiência para os jogadores de hoje, mantendo a essência do criador original”, disse ele.

Por outro lado, Okamura destaca que, com a saída de muitos dos criadores da série, a equipe se viu em uma situação delicada. “Com a nossa idade e o número de desenvolvedores que conhecem bem Metal Gear diminuindo, decidimos que era hora de ressuscitar a série. Se não fizéssemos isso agora, seria muito difícil no futuro”, explicou. Ele acredita que a hora de agir é agora, e por isso se dedicaram a trazer o remake à vida.

Apesar de alguns fãs mais ardorosos de Kojima terem criticado o remake, Delta: Snake Eater recebeu uma aceitação bastante positiva em geral. Para Okamura, esse sucesso se deve aos testes que foram realizados, envolvendo tanto veteranos da série quanto novatos. Isso gerou algumas situações curiosas, como o fato de jogadores mais jovens não saberem como usar os ataques corporais de Snake/Big Boss. O que chamou a atenção foi que muitos desses jogadores não estavam prestando atenção nas conversas de codec, que são fundamentais para entender a história e a mecânica do jogo.

O futuro da série Metal Gear, segundo Okamura, ainda é incerto. Ele expressou o desejo da Konami de continuar explorando o universo de Metal Gear, mas não sabe se isso vai acontecer na forma de um novo remake ou de um jogo inédito. O que ele deixou claro é que, caso um novo jogo seja feito, pode não seguir a mesma linha de fidelidade ao passado como aconteceu com Delta.

As novidades da Konami estão atraindo a atenção dos fãs, que aguardam ansiosamente por mais atualizações sobre a série que tanto amam.