Nintendo descarta revival do Virtual Console e foca no Switch Online
A Nintendo já deixou claro que os títulos do Game Boy Advance, como Pokémon FireRed e LeafGreen, não vão chegar ao serviço de clássicos do Switch Online. E quanto à possibilidade de adquirir mais jogos do Game Boy pela eShop, como aconteceu com a Virtual Console nos tempos do 3DS e Wii U? Bem, se você ainda não sabia, a Nintendo está preparando uma liberação especial para comemorar os 30 anos de Pokémon, que será no dia 27 de fevereiro de 2026. No entanto, essa é uma situação única. Não espere ver mais compras avulsas desse período, ou de outras gerações de consoles clássicos da Nintendo, pois parece que não há planos para oferecer jogos do tipo “Virtual Console” novamente.
De acordo com as informações oficiais sobre os lançamentos de Pokémon, a empresa “continua focada” em disponibilizar seus títulos clássicos através do serviço Switch Online + Expansion. E o que dizer de outros jogos clássicos além dos títulos de Pokémon? Será que estamos testemunhando o retorno das ofertas do tipo Virtual Console? A resposta da Nintendo é clara: “Continuamos focados em oferecer jogos clássicos por meio do Nintendo Switch Online e do Nintendo Switch Online + Expansion Pack.”
O motivo para esses lançamentos de jogos clássicos serem tratados de forma “diferente” é porque a Nintendo achou que seria “divertido” comemorar os 30 anos de Pokémon dessa maneira. Para participar dessa festa, o jogador precisará desembolsar £16,99 ou $19,99 por cada título. Apesar do comentário da Nintendo parecer descartar o retorno das ofertas do tipo Virtual Console, a Hamster Corporation, por sua vez, tem se destacado na oferta de jogos retro, com o anúncio de sua coleção Console Archives. Esse novo acervo traz de volta títulos selecionados de gerações de consoles, e alguns deles já estão disponíveis na eShop do Switch.
Na mais recente atualização do serviço Switch Online, a Nintendo lançou a biblioteca do Virtual Boy, que veio junto com novas possibilidades. Para acessar essa coleção específica de jogos, é necessário ter uma assinatura ativa do Expansion Pack e um dos novos acessórios, embora existam algumas maneiras alternativas de jogar. E você, o que acha desses títulos de Pokémon serem uma exceção à regra?
