Nintendo é acusada de usar imagens de IA em novo marketing de ‘My Mario’
A Nintendo anunciou que sua coleção “My Mario” chegará ao Ocidente no próximo mês, e logo lançou uma campanha de marketing bem fofa, apresentando pais felizes e crianças pequenas experimentando os produtos. Mas, como acontece frequentemente nas redes sociais, algumas imagens levantaram suspeitas. Vários internautas começaram a notar que os dedos das mãos em algumas fotos pareciam um pouco estranhos.
Um dos modelos tinha o polegar em um ângulo que parecia impossível, e outra imagem que mostrava uma mão segurando uma criança foi criticada pelo comprimento e pela posição dos dedos. Nos últimos anos, mãos e dedos se tornaram um verdadeiro “teste do algodão” para identificar imagens geradas por inteligência artificial, já que o software costuma ter dificuldades em representar corretamente a posição e a quantidade dos dedos. Essa situação levou muitos a acusarem a Nintendo de usar “AI slop”, ou seja, imagens de baixa qualidade geradas por IA.
Entretanto, as coisas podem não ser tão simples assim. Embora o polegar realmente parecesse um pouco fora do normal, é bem provável que se trate apenas de um erro de edição após a sessão de fotos. Para muitos, as outras mãos nas imagens parecem bem normais. De fato, alguns usuários se posicionaram em defesa da Nintendo, afirmando que, mesmo que as mãos pareçam estranhas, isso pode acontecer em fotos. Um deles até brincou que estamos chegando a um ponto em que qualquer mão em uma posição inusitada é automaticamente considerada gerada por IA.
Fizemos um teste com quatro imagens que foram usadas no tweet de lançamento da Nintendo, utilizando detectores de imagens que analisam se uma imagem foi gerada por IA. O famoso “polegar esquisito” teve uma chance de 63,84% a 82% de ser uma imagem gerada por IA, enquanto as outras três imagens apresentaram resultados menores que 1%. Outro detector indicou que a imagem do polegar tinha apenas 3% de chance de ser gerada por IA, mas as demais tinham 97% de chance de serem apenas editadas digitalmente. Portanto, é bom levar isso tudo com um pouco de cautela.
A edição digital, com ferramentas como Photoshop, é algo bastante comum em qualquer imagem de marketing hoje em dia. Praticamente todas as campanhas da Nintendo passam por algum tipo de edição após a gravação, e essas mãos estranhas podem ser apenas um efeito colateral desse processo. Entramos em contato com a Nintendo da América para saber mais sobre o assunto e assim que tivermos uma resposta, vamos atualizar as informações.
Essa não é a primeira vez que a Nintendo enfrenta acusações de utilizar imagens geradas por IA. Em maio, um porta-voz da empresa afirmou que “imagens geradas por IA não foram usadas no desenvolvimento de Mario Kart World”, numa época em que se especulava que o título de lançamento do Switch 2 poderia ter utilizado IA para criar alguns dos anúncios e letreiros. O famoso criador de Mario, Shigeru Miyamoto, já declarou que a Nintendo prefere seguir um caminho diferente do restante da indústria em relação ao uso de IA no desenvolvimento de jogos.
Agora, fica a dúvida: será que as imagens da coleção “My Mario” são realmente geradas por IA ou apenas um erro de edição? A conversa continua nas redes sociais!
