Nintendo registra ‘Virtual Console’ novamente, mas não se empolgue
A Nintendo está de volta com novidades sobre marcas registradas! Recentemente, a Nintendo of America deu um passo adiante com o pedido de registro da marca “Virtual Console”, que agora está na fase de análise. Mas calma, não vamos nos empolgar demais com isso.
Esse pedido foi inicialmente feito em 21 de abril de 2025 e, na semana passada, no dia 17 de outubro, ganhou status de pendente. O registro abrange duas categorias de produtos e serviços. A primeira, IC 009, inclui “programas de jogos eletrônicos gravados e programas de jogos eletrônicos para download”. A segunda, IC 041, fala sobre “publicações eletrônicas online não baixáveis, como diários e blogs interativos com conteúdo gerado por usuários na área de videogames, além de e-books relacionados”.
Atualmente, a Nintendo já possui duas marcas registradas para o Virtual Console, uma renovada em 2018 e outra em 2020, cada uma ligada a uma das categorias mencionadas. A novidade traz à tona a especulação: será que a empresa está pensando em relançar o Virtual Console? E se sim, isso significaria que os jogadores poderiam optar por comprar jogos individualmente, além de assinar o Nintendo Switch Online?
Mas, sinceramente, é bem provável que não vejamos o Virtual Console de volta tão cedo. O registro de marcas é uma prática comum e a Nintendo está sempre atenta a isso. Eles fazem renovações frequentemente para manter suas marcas e nomes protegidos. Algumas dessas solicitações podem se transformar em algo mais concreto, mas muitas vezes são apenas uma maneira de garantir que tudo permaneça sob controle.
Além disso, esse novo pedido não é uma renovação; é uma marca nova. O que parece é que a Nintendo está tentando consolidar suas categorias de produtos em um só registro. É compreensível que muitos jogadores queiram ver clássicos antigos disponíveis em hardware moderno, mas a Nintendo continua investindo pesado no Nintendo Switch Online, que já oferece uma vasta biblioteca de jogos.
Então, mesmo que tenhamos um novo registro de marca no horizonte, é melhor não criar muitas expectativas. Afinal, a prioridade da empresa parece ser manter o modelo de assinatura em evidência. E você, gostaria de ver o Virtual Console de volta no Switch? Compartilhe suas opiniões!
