Patente da Nintendo sobre captura de Pokémon é rejeitada no Japão
Nintendo enfrentou um revés legal no Japão, onde o Escritório de Patentes rejeitou uma aplicação que faz parte do processo em andamento contra o jogo Palworld, da desenvolvedora Pocketpair. Essa patente está relacionada ao ato de capturar criaturas, algo bem no estilo Pokémon, mas não é a mesma que foi mencionada nos Estados Unidos em setembro de 2025. O foco aqui é a mecânica de arremessar e mirar objetos para capturar monstros ou iniciar batalhas.
De acordo com o GameFray, a patente em questão, que está sob o número de aplicação 2024-031879, foi rejeitada porque não apresentou um passo inventivo significativo. Os examinadores consideraram que a ideia já era conhecida, com ARK sendo um exemplo específico citado. A Notificação de Motivos para Recusa, datada de 22 de outubro de 2025, afirma que “as invenções reivindicadas poderiam ter sido facilmente criadas por pessoas com conhecimento comum na área técnica”.
Entre as evidências apresentadas contra a patente, há um vídeo de ARK mostrando um personagem lançando um objeto em forma de cápsula no chão e em outras criaturas, além de usar uma mira azul para direcionar o arremesso. Também foram mencionados outros jogos para comparação, como Craftopia, Monster Hunter 4 e Pokémon GO, bem como tutoriais e manuais relacionados.
Embora essa rejeição não seja definitiva — o que significa que a Nintendo pode reenvia-la com alterações — ela se conecta a outras patentes, como a JP7493117, que trata do movimento dos personagens e interações durante as batalhas, e a JP7545191, focada na mecânica de captura em um espaço virtual. Se uma patente da família enfrenta problemas, isso pode indicar questões com as demais. Além disso, juízes costumam levar em conta as decisões dos examinadores de patentes.
A disputa com o Palworld ainda está em andamento. A Nintendo entrou com um processo por violação de patentes contra a Pocketpair em setembro de 2024, buscando não apenas uma liminar contra a infração, mas também compensações por danos, alegando que o jogo infringe várias patentes. Desde então, o Palworld alterou suas mecânicas de captura e convocação de criaturas, algo que a Pocketpair expressou sua insatisfação diversas vezes. Apesar disso, a desenvolvedora ainda considera levar o jogo para o novo console da Nintendo, o Switch 2.
