Rayman 30 anos: edição de aniversário é classificada

Rayman é um jogo que, para muitos, traz uma nostalgia incrível. Eu mesmo já finalizei o jogo várias vezes e, apesar da dificuldade brutal, é uma experiência super divertida e gratificante. O que é interessante é que existem várias versões desse clássico, e cada uma tem suas peculiaridades.

Por exemplo, na versão para Jaguar, algumas fases que dependem das mecânicas de deslizar foram substituídas por níveis totalmente novos, como em Candy Château. Já a versão para MS-DOS fez algumas mudanças curiosas, como a realocação de muitas das gaiolas nas fases, sem uma explicação clara para isso. As versões para GBA e DSiWare, por sua vez, tornaram a jogabilidade um pouco mais acessível, oferecendo mais saúde ao jogador.

E não podemos esquecer do conteúdo extra de Rayman Designer e Rayman By His Fans, que eram exclusivos das edições “Gold” e “Forever” para MS-DOS. Fico me perguntando qual dessas versões será a base para a nova edição que está por vir. Seria incrível se incluíssem todo o conteúdo das versões Gold e Forever. E, quem sabe, uma emulação simpática dos jogos de Game Boy Color? Esses jogos são originais e bem diferentes do que vimos no jogo principal. Seria algo parecido com o que aconteceu em Sonic Origins, que trouxe jogos do Game Gear. Será que estou sonhando alto demais?

Vale lembrar que a versão de Game Boy Color não é uma simples adaptação do original, mas sim um jogo totalmente distinto, assim como Sonic 1 do Game Gear é bem diferente de Sonic 1 do Mega Drive. Já a versão de GBA é, de fato, uma porta do jogo original.