Resident Evil de Game Boy é compartilhado com 98% de conclusão
Muito antes de a série Resident Evil ganhar seus primeiros jogos para portáteis, ela quase teve uma versão para o Game Boy original. O projeto estava em andamento, mas as limitações da tecnologia da época acabaram impedindo a sua conclusão. Agora, mais de 20 anos depois, o site Games that Weren’t decidiu trazer à tona essa relíquia perdida, disponibilizando a versão que parece estar 98% completa. Isso mostra o quanto a equipe da HotGen trabalhou antes que a Capcom decidisse cancelar o game em 2000.
O desenvolvedor Nigel Speight, que trabalhou na adaptação para Game Boy, contou ao site que o projeto começou com uma ideia bem mais modesta. A intenção inicial era recriar apenas 35% da versão do PlayStation, mas, à medida que o desenvolvimento avançava, a publicadora Virgin começou a pedir mais conteúdo do jogo original. Essa pressão para incluir mais elementos acabou tornando o projeto mais ambicioso do que o esperado.
Antes de cancelar a adaptação, a Capcom chegou a mostrar o jogo em eventos como a E3 de 1999. O lançamento estava previsto para fevereiro de 2000, mas, conforme a data se aproximava, a empresa percebeu que o jogo não atingia o padrão de qualidade da série. Por mais que a versão do Game Boy tivesse um charme especial, o console, com seus recursos limitados, exigiu muitos sacrifícios em termos de gráficos, jogabilidade e sons.
Com o tempo, várias informações sobre o projeto se perderam, mas algumas builds acabaram sendo divulgadas na internet. O assistente de programação Pete Frith lembrou que a versão compartilhada pelo Games that Weren’t estava muito próxima da finalização. Ele participou de várias discussões com a equipe de testes antes do jogo ser cancelado. Essa versão traz até mesmo conteúdos como a batalha contra o Tyrant e o final que estava programado para o jogo. Porém, nem tudo está perfeito: algumas cutscenes ainda estão incompletas, os personagens Barry e Wesker compartilham os mesmos sprites, a animação de morte dos zumbis está faltando e algumas cores aparecem de forma errada.
Esse resgate de um projeto que ficou pelo caminho é uma ótima lembrança do quanto os jogos evoluíram e, ao mesmo tempo, do carinho que os fãs têm por essas histórias. É sempre interessante ver como ideias podem se transformar ao longo do tempo, mesmo que algumas acabem não se concretizando.
