Sony repete estratégia da Nintendo no Japão

Nos últimos tempos, os gráficos de vendas no Japão têm mostrado um domínio impressionante do Nintendo Switch e do Switch 2. Enquanto isso, o PS5 da Sony enfrenta dificuldades para conquistar seu espaço por lá — e não vamos nem mencionar o Xbox, que parece ter ficado à sombra. É claro que o PS5 não está indo tão mal assim, já que a Sony já vendeu mais de 7 milhões de unidades, incluindo a versão padrão, a Digital Edition e a Pro. Mas com o Switch 2 já alcançando a marca de 3 milhões de vendas apenas cinco meses após o lançamento, é compreensível que a Sony esteja se preocupando.

Recentemente, durante um evento chamado State of Play, a Sony anunciou o lançamento de uma nova versão do PS5 Digital Edition, que estará disponível no Japão por 55.000 ienes (cerca de R$ 350). Isso a torna a opção mais barata da linha da Sony. Para efeito de comparação, a versão Digital Edition comum custa 72.980 ienes (aproximadamente R$ 473). Parece que a Sony está seguindo uma estratégia semelhante à que a Nintendo adotou ao lançar o Switch 2 em junho, que também tem uma versão bloqueada por região ao preço de 49.980 ienes (cerca de R$ 322).

Essa decisão da Nintendo se mostrou acertada, já que dados de pré-vendas indicam que 69,7% dos interessados optaram pela versão bloqueada com o jogo Mario Kart World. Mais 27,5% escolheram apenas o console, enquanto apenas 2,9% se interessaram pela versão multilíngue. Isso sugere que, sem o preço mais acessível do Switch 2, o console poderia não ter um início tão promissor no Japão.

Agora que a Sony decidiu adotar uma abordagem similar, parece que a empresa está cada vez mais ansiosa para reduzir a distância em relação ao Switch 2, que está se destacando no mercado. Vale lembrar que o iene está bastante desvalorizado no Japão atualmente, algo que não se via desde os anos 90. Por isso, não é surpresa que tanto a Nintendo quanto a Sony estejam tomando medidas drásticas para movimentar seus produtos.

Apesar dos desafios no Japão, o PS5 continua sendo um sucesso global, com mais de 84,2 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 2020. Enquanto isso, o Switch 2 superou recentemente a marca de 10 milhões de vendas em todo o mundo, e a Nintendo projeta um total de 19 milhões para o ano fiscal atual. Como você vê essa movimentação da Sony no Japão? Acha que o PS5 terá chance de competir com o Switch 2?