Square Enix enfrenta demissões em massa em reestruturação global
Hoje, a Square Enix, famosa por suas franquias icônicas, anunciou que está passando por um processo de demissões que afeta diversas áreas fora do Japão. As notícias, divulgadas pela VGC, revelaram que o presidente da empresa, Takashi Kiryu, fez uma chamada de vídeo com os funcionários em regiões como Europa, Reino Unido e Estados Unidos para comunicar que uma “reestruturação fundamental” nas operações de publicação internacionais está em andamento.
Essa reestruturação não só resultará na perda de empregos, mas também exigirá que os colaboradores que permanecerem na empresa estejam mais presentes no escritório. Os funcionários receberam a notícia hoje e já começaram a compartilhar suas despedidas nas redes sociais. A confirmação sobre as demissões foi também reportada por veículos como IGN e Bloomberg, que destacaram que a mudança visa “implementar reformas estruturais para fortalecer as capacidades de publicação global e melhorar a eficiência operacional”.
De acordo com o relatório sobre o progresso das mudanças, a Square Enix espera economizar cerca de 3 bilhões de ienes, o que equivale a aproximadamente 19,6 milhões de dólares. Um porta-voz da empresa comentou que a decisão de realizar cortes foi “extremamente difícil”, mas não revelou o número exato de empregos que serão afetados. No Reino Unido, estima-se que cerca de 137 postos de trabalho estejam em risco.
A empresa expressou sua “profunda gratidão” a todos os que estão sendo impactados por essa situação e afirmou que, durante esse período de transição, pretende tratar cada indivíduo com o máximo respeito e oferecer suporte durante esse processo. Essa notícia surge em um momento em que a indústria de videogames enfrenta desafios, especialmente depois que a Square Enix já havia vendido algumas de suas equipes de desenvolvimento internacionais para o Embrace Group há mais de três anos.
Além disso, vale mencionar que a Square Enix está buscando automatizar 70% das tarefas de controle de qualidade e depuração no desenvolvimento de jogos até o final de 2027, utilizando inteligência artificial generativa. Contudo, de acordo com Jason Schreier, essas demissões não estão diretamente relacionadas a essa nova abordagem.
É um momento difícil para muitos, e esperamos que todos os afetados encontrem novos caminhos em suas carreiras.
