Switch 2 teve vendas fracas no encerramento de 2025
O Nintendo Switch 2, lançado em junho de 2025, começou sua trajetória com tudo, superando as vendas iniciais do primeiro Switch, que chegou às prateleiras em 2017. No entanto, as coisas mudaram um pouco no final do ano. O console não conseguiu manter o mesmo ritmo de vendas e, por conta disso, fechou 2025 com números 35% menores nos Estados Unidos e 16% menores no Reino Unido, de acordo com os dados mais recentes.
Mas calma, isso não quer dizer que a Nintendo saiu no prejuízo. A empresa ainda conta com a primeira geração do Switch no mercado, que continua fazendo sucesso entre os consumidores. Quando somamos as vendas dos dois modelos, a Nintendo teve uma leve alta de 7% em relação ao mesmo período de 2017. Ou seja, as vendas totais de hardwares foram melhores, mesmo com a queda do Switch 2.
Apesar de ter enfrentado desafios no final do ano, o Switch 2 ainda se mantém em um ritmo mais acelerado do que seu antecessor. Até setembro de 2025, mais de 10 milhões de unidades do novo console já tinham sido vendidas, um número que ajudou a minimizar a queda nas vendas posteriores. A Nintendo apontou que o mercado estava enfrentando um “cenário econômico complicado”, o que afetou as vendas. Além disso, a falta de um grande lançamento ocidental durante as festas de fim de ano também não ajudou.
De acordo com a Circana, a situação não é única da Nintendo. Todos os consoles estão lidando com um ambiente econômico instável, e novembro de 2025 foi um mês desafiador para Xbox Series X|S e PlayStation 5 também. Nesse período, as vendas de hardware e software registraram os piores números históricos desde que a análise de mercado começou nos Estados Unidos. As perspectivas para 2026 não parecem muito animadoras, especialmente porque as três plataformas ainda não divulgaram detalhes sobre seus principais lançamentos para o ano que vem.
