Tratamentos para consoles amarelados podem agravar o problema
É comum a gente achar que os eletrônicos em branco são super elegantes, mas, com o tempo, muitos deles acabam ficando com uma aparência amarelada. Isso é especialmente visível em consoles antigos, e por isso, muitos donos têm buscado soluções como o método Retrobright. Recentemente, um vídeo do canal Tech Tangents trouxe à tona algumas questões sobre essa técnica, mostrando que, embora possa parecer eficaz à primeira vista, ela pode ter efeitos indesejados a longo prazo.
O canal fez um teste interessante com um Dreamcast, um console que fez história e foi lançado pela SEGA. O apresentador, Shelby Jueden, comparou duas partes do console: uma que passou pelo tratamento Retrobright e outra que não recebeu nenhuma intervenção. O resultado foi surpreendente. A peça que não foi tratada realmente ficou amarelada após dez anos, mas a parte que passou pelo processo de “restauração” apresentou uma coloração mais intensa e desigual. Ou seja, o tratamento, ao invés de resolver, pode ter piorado a situação.
Mas por que isso acontece? Segundo Shelby, os consoles tendem a amarelar por várias razões. A principal delas é uma reação química que ocorre com um composto químico usado para retardar incêndios, que se oxida devido à luz, oxigênio e variações de temperatura. O Retrobright, que normalmente utiliza uma mistura de peróxido de hidrogênio e exposição à luz, pode até funcionar temporariamente, mas isso vem com um preço.
Ele explica que a água sanitária nesse processo pode manchar o plástico, deixando marcas e até estrias. Assim, não só os consoles voltam a ficar amarelados com o tempo, como também acabam danificados na superfície. Para quem ama preservar seus consoles antigos, as fórmulas que estão circulando na comunidade de retrogamers podem não ser a melhor escolha.
A dica de Shelby é simples: para manter esses eletrônicos em bom estado, o ideal é realizar uma limpeza e manutenção periódicas. E, ao contrário do que muitos podem desejar, é importante aceitar que um certo tom amarelado faz parte da vida útil desses aparelhos. Afinal, eles têm uma história e, como tudo que envelhece, podem mostrar as marcas do tempo com um certo charme.
