Ubisoft revela detalhes do port de Assassin’s Creed para Switch 2
A Ubisoft revelou detalhes sobre a adaptação de Assassin’s Creed Shadows para o Nintendo Switch 2, com lançamento agendado para o dia 2 de dezembro. O jogo traz a emocionante jornada de Naoe e Yasuke no Japão feudal para a tela do console, tanto em modo portátil quanto na TV. E tem mais: os jogadores poderão aproveitar a progressão cruzada através do Ubisoft Connect, e todas as atualizações já lançadas estarão disponíveis, exceto pela expansão Claws of Awaji, que chega em 2026.
A tarefa de levar um universo tão vasto e detalhado, que foi projetado para consoles de última geração, para o Switch 2 não foi nada fácil. Segundo a Ubisoft, foi um dos maiores desafios técnicos que eles já enfrentaram. A equipe se esforçou para garantir uma experiência de alta qualidade, mantendo 30 quadros por segundo no modo portátil e no modo dock.
Yannick, o Diretor Técnico de Gráficos, e Bruno, o Líder de Projeto em Programação, compartilharam um pouco do trabalho envolvido nessa adaptação. Eles explicaram que a equipe precisou repensar muitos elementos, desde a forma como o mundo é renderizado até como os sistemas interagem, tudo isso sem perder a essência do jogo.
Mudar o jogo, que foi originalmente desenvolvido para consoles mais potentes, envolveu meses de trabalho intenso. A equipe teve que otimizar o código e adaptar a arquitetura do jogo para o Switch 2. Isso significou simplificar alguns elementos técnicos, mas sempre com o objetivo de preservar a experiência do jogador e a riqueza do ambiente.
Yannick destacou que a equipe fez um grande esforço para garantir que o jogo rodasse de forma fluida e continuasse visualmente impressionante. Eles mantiveram sistemas como a simulação de nuvens e tecidos, mas otimizando algumas partes para o novo processador do console. Isso ajudou a aliviar a carga sobre a GPU, sem comprometer a qualidade visual.
Embora o Switch 2 tenha suporte para ray tracing, a Ubisoft optou por usar um sistema de iluminação global pré-calculada. Essa escolha foi feita para garantir que o jogo funcionasse bem em termos de memória e para que a experiência fosse a mais similar possível às versões em outras plataformas.
A equipe trabalhou duro para manter a sensação de um mundo dinâmico e rico. Eles ajustaram diversos parâmetros, como o Nível de Detalhe (LOD) e a resolução das texturas, para garantir um bom desempenho sem perder a profundidade do ambiente. Embora a quantidade de NPCs tenha sido reduzida em áreas muito povoadas, a riqueza do mundo foi amplamente preservada.
A versão para Switch 2 também utiliza a tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS). Essa tecnologia usa inteligência artificial para gerar imagens em alta resolução a partir de resoluções menores, resultando em gráficos mais nítidos e cores mais vibrantes. Isso ajuda a melhorar o desempenho, garantindo uma jogabilidade mais suave e com menos atrasos.
O foco da equipe é oferecer uma experiência estável de 30 FPS, tanto no modo dock quanto no portátil. No modo portátil, devido a limitações, foram feitos ajustes na qualidade de imagem para garantir a fluidez. Já no modo conectado à dock, o jogo aproveita melhor a capacidade visual do Switch 2, e o suporte a HDR traz cores ainda mais vibrantes.
Além disso, a versão para Switch 2 conta com recursos específicos do sistema, como a navegação por tela sensível ao toque, que facilita a interação com menus e mapas. Assim, os jogadores têm uma experiência ainda mais intuitiva.
A Ubisoft confirmou que a edição para Switch 2 será lançada com quase todo o conteúdo adicional disponível, exceto pela expansão Claws of Awaji, que chegará mais tarde. As atualizações futuras seguirão alinhadas com as demais plataformas, garantindo que os jogadores do console da Nintendo também recebam suporte contínuo.
