Ys Net desmente trailer de Shenmue 4 e alerta sobre possíveis ações legais

Na última semana, um suposto trailer de Shenmue 4 começou a circular pela internet, fazendo a alegria dos fãs da série. No entanto, na segunda-feira (8), a Ys Net, a desenvolvedora por trás do jogo, desmentiu a história e declarou que o vídeo era falso. Para piorar, a empresa está considerando processar quem criou o material por uso indevido de sua marca.

O trailer em questão, que parecia ter visuais semelhantes aos de Shenmue 3, levantou algumas suspeitas. Um dos pontos que chamou atenção foi a edição, com várias cenas curtas e cortes abruptos, algo que normalmente se vê em vídeos gerados por inteligência artificial. A Ys Net fez um comunicado pelo Twitter, esclarecendo que não apenas o vídeo não está relacionado a eles, como também nunca houve um anúncio oficial do game.

A desenvolvedora também deixou claro que o uso não autorizado de seu logotipo e a tentativa de enganar o público são questões sérias. Eles afirmaram que isso pode resultar em problemas legais, como violação de marca registrada e concorrência desleal. Para dar um ar de autenticidade ao vídeo, ele foi apresentado como uma gravação feita a partir de uma tela, o que fez muitas pessoas acreditarem que era um teaser real que poderia ser revelado no The Game Awards 2025.

Diante da confusão, a Ys Net afirmou que já está em contato com seus advogados para decidir quais medidas tomar. Eles pediram a colaboração do público para que informações precisas sejam disseminadas. Enquanto a expectativa por um novo Shenmue é grande, ainda não há confirmação de que ele realmente está a caminho. Por agora, a Ys Net está focada em adaptar Shenmue 3 para o Xbox e Nintendo Switch, lançado em 2019.